TECENDO FIOS SOBRE A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • EVÓDIO MAURÍCIO OLIVEIRA RAMOS Universidade Estadual de Feira de Santana
  • ISABEL MARIA SABINO DE FARIAS Universidade Estadual do Ceará
  • MARINALVA LOPES RIBEIRO Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6104

Palavras-chave:

Docência Universitária, Formação pedagógica, Ensino Superior

Resumo

O presente artigo é um recorte de um trabalho de dissertação de mestrado defendido em 2014 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), onde a maioria dos professores pesquisados apresentou lacunas na formação pedagógica para o exercício da docência universitária, aspecto que desencadeou motivação para nossos estudos nesse campo de conhecimento. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é compreender o contexto e os cenários da formação pedagógica necessária ao professor universitário. O debate sobre a temática foi realizado com base no exame teórico que recorre às formulações e discussões em torno das características da docência universitária tendo como referencial teórico de apoio os estudos de Selma Garrido Pimenta; Maurice Tardif; Isabel Cunha, Isabel Almeida, Ilma Passos, entre outros, autores de referência que propõe a reflexão sobre a profissionalização docente. A metodologia adotada compreende um estudo bibliográfico e documental de caráter exploratório numa perspectiva qualitativa. O artigo é organizado a partir de quatro eixos: 1. A caracterização da docência no contexto universitário; 2. O marco legal da inserção de profissionais nesse segmento de ensino; 3. A formação pedagógica em algumas experiências institucionais e; 4. A abordagem da temática nas produções de dissertações e teses nos últimos cinco anos. Concluímos que, apesar dos avanços identificados nas experiências institucionais e nas produções acadêmicas, ainda se constata entre os professores uma formação pedagógica deficitária necessária ao exercício da docência universitária, carecendo de maior investimento em pesquisas e iniciativas institucionais que visem consolidação de políticas de profissionalização docente.

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Biografia do Autor

EVÓDIO MAURÍCIO OLIVEIRA RAMOS, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestre em Educação, Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana/Bahia.  

ISABEL MARIA SABINO DE FARIAS, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação. Professora da Universidade Estadual do Ceará/Ceará. 

MARINALVA LOPES RIBEIRO, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Educação. Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana/Bahia. 

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Publicado

2016-02-20

Como Citar

OLIVEIRA RAMOS, E. M. ., SABINO DE FARIAS, I. M. ., & LOPES RIBEIRO, M. . (2016). TECENDO FIOS SOBRE A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS. Linguagens, Educação E Sociedade, (34), 263–288. https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6104

Edição

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