ARTICULAÇÃO ENTRE A EPISTEMOLOGIA PRAGMATISTA DE JOHN DEWEY E O SEU PROJETO PEDAGÓGICO DE VIDA E EDUCAÇÃO

Autores

  • EDNA MARIA MAGALHÃES DO NASCIMENTO Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Naturalismo, Experiência, Vida, Educação

Resumo

O presente artigo discute a articulação teórica entre a epistemologia pragmatista de John Dewey e o projeto pedagógico do texto Vida e Educação. O ponto de partida da investigação consiste descrever os conceitos de experiência e natureza da epistemologia de John Dewey que configuram sua concepção de conhecimento. Pretende-se com isto proceder a algumas notas sobre a articulação da epistemologia pragmatista de Dewey presente em sua obra seminal Experiência e Natureza ao seu projeto educacional desenvolvido em Vida e Educação. Busca-se identificar no campo educacional a crítica que Dewey realiza contra os dualismos oriundos da tradição filosófica que se perpetuam nas estruturas das instituições sociais através de falsos problemas, formulados sob o ponto de vista das dicotomias e das classificações e hierarquizações. Procura-se identificar uma unidade programática e sistêmica da obra de Dewey que articula uma concepção naturalista do conhecimento, uma posição realista em filosofia e a aplicação de seus princípios filosóficos pragmatistas ao projeto educacional.

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Biografia do Autor

EDNA MARIA MAGALHÃES DO NASCIMENTO, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Vinculação Institucional: Professora da Universidade Federal do Piauí UFPI/ CCE/DEFE e do Programa de Pós-Graduação em Ética e Epistemologia.

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Publicado

2016-08-10

Como Citar

MAGALHÃES DO NASCIMENTO, E. M. . (2016). ARTICULAÇÃO ENTRE A EPISTEMOLOGIA PRAGMATISTA DE JOHN DEWEY E O SEU PROJETO PEDAGÓGICO DE VIDA E EDUCAÇÃO. Linguagens, Educação E Sociedade, (35), 190–210. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1242

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