TRISTEZA DE DOCENTES EM CONTEXTO DE VIOLÊNCIAS ENTRE DISCENTES NA ESCOLA

Autores

  • ANA PAULA DOS SANTOS SILVA Universidade Federal da Paraíba
  • FERNANDO CÉZAR BEZERRA DE ANDRADE Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Emoções negativas, Tristeza, Teoria Walloniana, Violência na escola, Docência

Resumo

Este trabalho de natureza qualitativa faz parte integrante da dissertação de mestrado da primeira autora, sob orientação do segundo autor, e objetivou analisar, pela teoria walloniana sobre os campos funcionais, causas da tristeza de docentes por eles atribuídas a violências entre discentes na escola. Foram entrevistados 17 docentes de escolas públicas, cujas falas foram submetidas à Análise de Enunciação (BARDIN, 2009). Os resultados indicaram a presença de diferentes emoções negativas em contexto de violência escolar, sendo mais recorrente a tristeza. Constatamos, como causas da tristeza naquele contexto escolar: a frustração das atividades de ensino, interrompidas pelas situações de violência na sala de aula; a pressuposição de que a realidade sociofamiliar dos discentes seja difícil e interfira, assim, como fatores causais do problema comportamental discente em sala de aula; a constatação de agressões físicas e verbais entre alunos; a inabilidade profissional para resolver problemas de relacionamento interpessoal na sala de aula; a necessidade de conviver diariamente com a violência no ambiente de trabalho; a incerteza sobre os benefícios do ensino para mudar a realidade social do alunado; e a ausência de continuidade da educação escolar na família. Concluímos que a tristeza constitui-se em um fator de impedimento para a prática pedagógica e para a gestão da violência na escola, em virtude dos efeitos de tal emoção sobre a grande maioria dos entrevistados: inércia e indiferença diante dos problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANA PAULA DOS SANTOS SILVA, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Educação (UFPB), Professora substituta de Graduação – Departamento de Educação (Campus IV-UFPB). Universidade Federal da Paraíba- Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Departamento de Educação. 

FERNANDO CÉZAR BEZERRA DE ANDRADE, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação (UFPB), Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. 

Referências

ABRAMOVAY, Miriam; CASTRO, Mary. Drogas nas escolas. Brasília: UNESCO, Coordenação DST/AIDS do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça, CNPq, Instituto Ayrton Senna, UNAIDS, Bando Mundial, USAID, Fundação Ford, CONSED, UNDIME, 2002.

_____. Caleidoscópio das violências nas escolas. Brasília: Missão Criança Editora, 2006.(Séria Mania de Educação).

ABRAMOVAY, Miriam; RUA, Maria das Graças. Violências nas escolas: desafios e alternativas. Brasília: UNESCO, 2002.

_____ et al. Escolas inovadoras: experiências bem sucedidas em escolas públicas. Brasília: UNESCO, 2004.

ABRAMOVAY, Miriam. (Coord.). Cotidiano das escolas: entre violências. Brasília: UNESCO. Observatório de Violência, Ministério da Educação, 2005.

______. Revelando tramas, descobrindo segredos: violência e convivência nas escolas. Brasília: Rede de Informação Tecnológica Latino-americana - RITLA, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF, 2009.

ADORNO, Sérgio. A socialização incompleta: alunos delinquentes expulsos da escola. In: SEVERINO, Antônio J. et al. Sociedade Civil e educação. Campinas: Papirus, 1992. p.125- 134.

ALMEIDA, Ana Rita Silva. A emoção na sala de aula. 8. Ed. Campinas: Papirus, 2010.

ASSIS, Simone Gonçalves de; CONSTANTINO, Patrícia; AVANCI, Joviana Quintes (org.). Impactos da violência na escola: um diálogo com professores. Rio de Janeiro: Ministério da Educação / Editora FIOCRUZ, 2010.

BARDIN, Laurece. Análise de conteúdo. Lisboa: Persona, 2009.

BATISTA, Jaqueline Brito Vidal. Síndrome de Burnout em professores do ensino fundamental: um problema de saúde pública não percebido. 2010. 194f. Tese (Curso de Doutorado em Saúde Pública) – Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Recife, 2010.

BARROSO, Betânia Oliveira. Para além do sofrimento: uma possibilidade de compreensão do mal-estar docente. 2008. 190 f. Dissertação. (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.

BOYTON, Mark; BOYTON, Christine. Prevenção e resolução de problemas disciplinares: guia para educadores. Trad. Ana Paula Pereira Breda. Porto Alegre: Artimed, 2008.

CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de. Escola como extensão da família ou família como extensão da escola? O dever de casa e as relações família-escola. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro , n. 25, p. 94-104, 2004. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000100009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 27 mai. 2016.

CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1994.

DAMÁSIO, Antônio. O sentimento de si: o corpo, a emoção e a neurobiologia da consciência. Portugal: Publicações Europa-América Lda, 2000a.

______. O erro de Descartes. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

______. O mistério da consciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2000b.

DEL PORTO, José Alberto. Conceito e diagnóstico. Revista Brasileira de Psiquiatria, São Paulo, v. 21, p. 06-11, 1999.

DUARTE, Fernanda; MESQUITA, Raúl. Dicionário de Psicologia. Lisboa: Editora Plântamo, 1996.

EYNG, Ana Maria. (Org). Violência nas escolas: perspectivas históricas e políticas. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, 1990.

FILHO, Francisco Bento da Silva. Escola Do Medo: o discurso dos atores educacionais acerca da violência na escola. 2003. 180 f. Dissertação. (Mestrado em Educação) -Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2003.

FREIRE, Isabel; BAHIA, Sara; ESTRELA, Maria. Teresa; AMARAL, Anabela. A Dimensão Emocional da Docência: Contributo para a Formação de Professores. Revista Portuguesa de Pedagogia, ano 46-2, 2012, 151-171.

FUKUI, Lia. Segurança nas escolas. In: ZALUAR, A. (Org.). Violência e educação. São Paulo: Cortez, 1992. p. 103-124.

GALVÃO, Izabel. Expressividade e emoções segundo a perspectiva de Wallon. In: ARANTES, Valéria Amorim (Org.). Afetividade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 2003.p.71-88.

______. Henri Wallon: Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. 10ª. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

GOTZENS, Concepción. A disciplina escolar: prevenção e intervenção nso problemas de comportamento. Trad. Fátima Muradi. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

GUIMARÃES, Áurea. Vigilância, punição e depredação escolar. 2. Ed. Campinas, SP: Papirus, 1988.

LEVISKY, David Léo. Uma gota de esperança (Prefácio). In: Almeida, Maria da Graça Blaya (Org). A violência na sociedade contemporânea. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010. p.6-12.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2013.

LOPES, Claudivan Sanches; GASPARIN, João Luiz. Violência e conflitos na escola: desafios à prática docente. In: Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, Maringá, v. 2, n. 2, p. 295-304, 2003. Disponível em <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/download/2192/1363.> Acesso em: 01 jun. 2016.

MARCHESI, Álvaro. O Bem-estar dos professores: competências, emoções e valores. Trad. Naila Tosca de Freitas. Porto Alegre: Artimed, 2008.

______.O que será de nós os maus alunos? Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2006.

MICHAUD, Yves. A violência. São Paulo: Ática, 1989. (Série Fundamentos 57).

MINAYO, Cecília de Souza. O Desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11.ed. São Paulo: Hucitec, 2008.

MOURA, Cristiane Faiad de. Reação à frustração: construção e validação da medida e da proposta de m perfil de reação. 2008. 169 f. Tese. (Doutorado em Psicologia Social.) – Universidade de Brasília, 2008.

MORAIS, Regis de. Violência e educação. Campinas: Papirus, 1995.

NUNES, Antônio Ozório. Como restaurar a paz nas escolas: um guia para educadores. São Paulo: Contexto, 2011.

OUTHWAITE, William et al. Dicionário do pensamento social do século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda, 1996.

PAIN, Jacques. A escola e suas violências. In ANDRADE, Fernando C. Bezerra de. (Org). Escola - faces da violência faces da paz. João Pessoa: Editora Universitária, UFPB, 2012. p.17-34.

ROCHA, Zeferino. Paixão, violência e solidão: o drama de Abelardo e Heloísa no contexto cultural do século XII. Recife: Editora Universitária, UFPE, 1996.

RODRIGUES, Leila Oliveira. Violência escolar e formação de professores: estudo em escola pública de Goiânia. 2011. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.

SANTOS, Luciana Oliveira. O Medo Contemporâneo: Abordando suas Diferentes Dimensões. Psicologia Ciência e Profissão, Brasília, n. 23 (2), p. 48-55, 2003. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/pcp/v23n2/v23n2a08.pdf> Acesso em 01 jun. 2016.

SANTOS, Jair de Oliveira. A educação emocional: a emoção na sala de aula. Salvador: Faculdade Castro Alves, 2000.

SASTRE, Edilberto. Panorama dos estudos sobre violência nas escolas no Brasil: 1980- 2009.Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=3900&tmpl=component&format=raw&Itemid= - Tecnologia Google Docs >Acesso em: 04 set. 2013.

SILVA, Ana Paula dos Santos. Autogestão docente de emoções negativas em situações de conflitos relacionais na sala de aula. 2014. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.

SPIELBERGER, Charles Donald. Inventário de Expressão de Raiva como Estado e Traço (S.T.A.X.I.): Manual Técnico. Porto Alegre: Vetor, 1992.

WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. Trad. Ana Maria Bessa. Lisboa:Edições 70, 1981.

______. As Origens do caráter da criança. Trad. Pedro da Silva Dantas. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1971.

ZAGALO, Nelson; BARKER, Anthony; BRANCO, Vasco. Princípios de uma poética da tristeza do cinema. Livro de Actas – 4º SOPCOM, Universidade de Aveiro, [s.d].

ZALUAR, Alba. (Org.). Violência e educação. São Paulo: Cortez, 1992.

Downloads

Publicado

2017-04-30

Como Citar

DOS SANTOS SILVA, A. P. ., & BEZERRA DE ANDRADE, F. C. . (2017). TRISTEZA DE DOCENTES EM CONTEXTO DE VIOLÊNCIAS ENTRE DISCENTES NA ESCOLA. Linguagens, Educação E Sociedade, (36), 217–239. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1228

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)