A PRODUÇÃO DO SABER DOCENTE NA GESTÃO DA CLASSE: NARRATIVAS DE PROFESSORES NA FORMAÇÃO INICIAL

Autores

  • CHRYSNA GABRIELLA PEREIRA MORAIS Rede Estadual de Educação Básica da Bahia
  • EDINALDO MEDEIROS CARMO Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i38.7698

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Saberes docentes, Gestão da classe, Pibid

Resumo

O presente estudo versa sobre a produção de saberes docentes por licenciandos de Biologia participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e teve como objetivo compreender as implicações dessa participação na produção de saberes profissionais. Teoricamente, dialogamos com os estudos relacionados aos saberes docentes. A investigação realizada é de natureza qualitativa e apoiou-se na fenomenologia, tendo como fontes de dados os relatórios produzidos pelos bolsistas de iniciação à docência que foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo. Neste artigo, focalizamos a produção de saberes pelos bolsistas na perspectiva da gestão da classe, caracterizada como os modos que o professor utiliza para organizar suas ações, facilitando o aprendizado. Os resultados indicam que o planejamento das atividades didáticas, a disposição espacial na sala de aula e o incentivo à participação ativa dos alunos foram aspectos que os bolsistas destacaram como aprendizados de saberes profissionais mobilizados mediante a participação no Pibid. Os relatórios revelam também que, principalmente nos momentos de intervenção, os bolsistas produziam saber profissional quando, imersos na tentativa de gerir satisfatoriamente a classe, planejavam e executavam estratégias de ensino que atendessem às necessidades formativas dos alunos. Nesse sentido, consideramos que a complexidade do ensino, atravessado por contingências e estabilidades, demanda a necessidade de apropriação de elementos da cultura escolar, pois compreender e se apropriar das especificidades do trabalho docente é, de certa maneira, antecipar condicionantes presentes na ação educativa.

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Biografia do Autor

CHRYSNA GABRIELLA PEREIRA MORAIS, Rede Estadual de Educação Básica da Bahia

Mestre em Educação, Professora Efetiva na Rede Estadual de Educação Básica da Bahia, no Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Adélia Teixeira. 

EDINALDO MEDEIROS CARMO, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação, Professor Adjunto do Departamento de Ciências Naturais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, campus Vitória da Conquista.

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Publicado

2018-10-26

Como Citar

PEREIRA MORAIS, C. G. ., & MEDEIROS CARMO, E. . (2018). A PRODUÇÃO DO SABER DOCENTE NA GESTÃO DA CLASSE: NARRATIVAS DE PROFESSORES NA FORMAÇÃO INICIAL. Linguagens, Educação E Sociedade, (38), 312–339. https://doi.org/10.26694/les.v1i38.7698

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