PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC) EM MATO GROSSO DO SUL (2011- 2015)

Autores

  • VALDIVINA ALVES FERREIRA Universidade Católica Dom Bosco
  • CELEIDA MARIA COSTA DE SOUZA E SILVA Universidade Católica Dom Bosco
  • ARÃO DAVI OLIVEIRA Universidade Católica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i38.7694

Palavras-chave:

Políticas Públicas Educacionais, Direito a Profissionalização, Pronatec

Resumo

O texto apresenta os resultados da política do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Mato Grosso do Sul, focalizando a sua relação com o ingresso e permanência de alunos matriculados na modalidade da educação profissional e no ensino médio integrado no período de 2011 a 2015. O recorte temporal da pesquisa justifica-se porque 2011 é o ano de lançamento do Pronatec e, 2015 o ano de encerramento do segundo termo de adesão ao Pronatec firmado pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, (SED/MS) como parceiro ofertante. O Pronatec é um programa de financiamento da educação profissional lançado em 2011, no governo Dilma Rousseff (2011-2014), sob a Lei n°12.513/2011 com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país. É uma pesquisa documental, bibliográfica e empírica. Os resultados mostram que o Pronatec promoveu aumento do número de matriculados na educação profissional do ensino médio, entretanto se verifica que essa política contribui para os altos índices de evasão e de reprovação decorrente da não integração do currículo geral ao técnico em cursos concomitantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

VALDIVINA ALVES FERREIRA, Universidade Católica Dom Bosco

Doutora em educação, Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. 

CELEIDA MARIA COSTA DE SOUZA E SILVA, Universidade Católica Dom Bosco

Doutora em educação, Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco - UCDB.  

ARÃO DAVI OLIVEIRA, Universidade Católica Dom Bosco

Mestre em educação pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB.

Referências

ANTUNES, R. Mutações no mundo do trabalho na era da mundialização do capital. Revista Educação & Sociedade, Campinas, vol. 25, n. 87, p. 335-351, 2004.

BRASIL. Lei n.º 12.513/2011- de 26 de outubro de 2011. Institui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego http://www.planalto.gov.br. Acesso em 14 mai 2015.

BRASIL. FNDE. Resolução Nº 72, de 20 de dezembro DE 2011. Altera a Resolução CD/FNDE nº 62, de 11 de novembro de 2011.

BRASIL. FNDE. Resolução Nº 23, DE 28 DE JUNHO DE 2012. Disponível em: https://www.fnde.gov.br /fndelegis/action/UrlPublicasAction.php?acao=abrirAtoPublico&sgl_tipo=RES&num_ato=00000023&seq_ato=000&vlr_ano=2012&sgl_orgao=CD/FNDE/MEC >>. Acesso em: 05 Out. 2016.

______. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB nº 15, de 1º de junho de 1998. Trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: 1998.

______. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB nº 16, de 5 de outubro de 1999. Trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília: 1999.

BRESSER-PEREIRA, L. C. O Brasil e O Novo Desenvolvimentismo. Interesse Nacional. In: Interesse Nacional ano 04, n.13, abril/junho 2011. Disponível em: http://interessenacional.uol.com.br/index.php/edicoes-revista/o-brasil-e-onovodesenvolvimentismo/>. Acesso em: 10 de janeiro de. 2017.

FREITAS, C. C. S. SILVA, M. S. P.. O Plano de Desenvolvimento da Educação no contexto do novo desenvolvimentismo brasileiro. In: RBPAE - v. 32, n. 1, p. 069 - 088 jan./abr. 2016.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. N. A política de educação profissional no Governo Lula: um percurso histórico controvertido. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92, p. 1087-1113, out. 2005.

GODOI, J. A relação público-privado no ensino médio profissionalizante sob a luz da lei 12.513 de 2011 que institui o PRONATEC. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade da Região de Joinville, 2014. 137 f.

GRAMSCI, Antonio. Cartas do cárcere. 3. ed. Tradução de Noênio Spínola. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

KUENZER, A. Z.. Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. In: SAVIANI, D.; SANFELICE, J.L.; LOMBARDI, J.C. (Org.). Capitalismo, trabalho e educação. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

_______. EM e EP na produção flexível: a dualidade invertida. Retratos da Escola. Brasília CNTE, vol. 5, n. 8, jan/jun, pp. 43-56, 2011.

MACHADO, L. R. S.; VELTEN, M. J. Cooperação e colaboração federativas na educação profissional e tecnológica. Educ. Soc., Campinas, v. 34, p. 1113-1133, 2013. Disponível em: Acesso em: 24 nov. 2015.

MARX, Karl. O Capital, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, Livro I, vol. 1. 1971.

MORAIS, Lecio; SAAD-FILHO, Alfredo. Da economia política à política econômica: o novo-desenvolvimentismo e o governo Lula. Revista de Economia Política. [online]. 2011, vol.31, n.4, pp. 507-527. ISSN 0101-3157.

MOURA, D. H. Educação Básica e Profissional no PNE (2014-2024): avanços e contradições. In.: Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 8, n. 15, p. 353-368, jul./dez. 2014. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4986. Acessado em 16 de dezembro de 2016.

OLIVA, Aloízio Mercadante. As bases do novo desenvolvimentismo: análise do governo Lula. Tese (Doutorado em Ciências Econômicas) Universidade Estadual de Campinas, 2010. 536f.

POULANTZAS, Nicos. O Estado, o poder, o socialismo. Rio de Janeiro: Graal, 1980.

RAMOS, Marise N. Possibilidades e Desafios na Organização do Currículo Integrado. In: In: RAMOS, Marise N.; FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. São Paulo: Cortez, 2012, p. 106-127.

SAVIANI, Dermeval. Plano Nacional de Educação, a questão federativa e os municípios: o regime de colaboração e as perspectivas da educação brasileira. In: Fórum Internacional de Educação da Região Metropolitana de Campinas, 6º,2011, Campinas, SP. Disponível em:<http://www.6forumrmc.org.br/files/programacao/Dermeval_Saviani.pdf>. Acesso em: 02 mar. 2017.

SISCÚ, João; PAULA, Luiz Fernando de; MICHEL, Renalt. Por que novodesenvolvimentismo?. Revista de Economia Política [online]. 2007, vol.27, n.4, pp. 507-524. ISSN 0101-3157.

Downloads

Publicado

2018-10-26

Como Citar

ALVES FERREIRA, V. ., COSTA DE SOUZA E SILVA, C. M. ., & OLIVEIRA, A. D. . (2018). PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC) EM MATO GROSSO DO SUL (2011- 2015). Linguagens, Educação E Sociedade, (38), 143–167. https://doi.org/10.26694/les.v1i38.7694

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.