EDUCAÇÃO MUSICAL NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • EZENICE COSTA DE FREITAS BEZERRA Universidade Federal de Rondônia
  • JURACY MACHADO PACÍFICO Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i40.7734

Palavras-chave:

Educação infantil, Educação musical, Práticas docentes

Resumo

O texto aborda a presença da educação musical na educação infantil, resultado de pesquisa que teve por objetivo investigar a presença da educação musical nas práticas pedagógicas de professoras da educação infantil de uma escola pública municipal, na perspectiva de promover intervenção formativa que valorize as experiências de educação musical com crianças em idade de zero a cinco anos. A pesquisa, de abordagem qualitativa e com proposta intervencionista, utilizou como instrumentos para registro e produção de dados: a)estudos bibliográficos; b)observação; c) questionários e; d) oficina de educação musical, sendo os sujeitos colaboradores quatro professoras e uma coordenadora pedagógica que atuam na etapa da educação infantil. Os resultados apontaram que a educação musical ainda não foi inserida na escola, figurando a ausência nas práticas pedagógicas, mas que a inserção é possível. O estudo também interveio nesse sentido de modo que, em última etapa, já considerando os aportes teóricos e práticas da oficina, elaborou proposta de ação visando à continuação da pesquisa e posterior intervenção.

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Biografia do Autor

EZENICE COSTA DE FREITAS BEZERRA, Universidade Federal de Rondônia

Mestre em Educação Escolar (PPGEE/MEPE)– – Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

JURACY MACHADO PACÍFICO, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação Escolar (Unesp-Araraquara/SP). Professora do PPGEE/MEPE– Universidade Federal de Rondônia (UNIR).  

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Publicado

2018-11-30

Como Citar

COSTA DE FREITAS BEZERRA, E. ., & MACHADO PACÍFICO, J. . (2018). EDUCAÇÃO MUSICAL NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Linguagens, Educação E Sociedade, (40), 295-314. https://doi.org/10.26694/les.v1i40.7734

Edição

Seção

Artigos