RELAÇÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADES NAS LETRAS DE MÚSICA: O QUE NOS DIZEM OS/AS DISCENTES?
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8488Palavras-chave:
Relação de gênero e sexualidades, Língua Portuguesa, Gênero textual, Letra de músicaResumo
O objetivo do presente artigo é analisar como as músicas ouvidas pelos/as alunos/as dos Anos Finais do Ensino Fundamental influenciam sua compreensão sobre as relações de gênero e sexualidades. As referências teóricas se constituíram a partir de três eixos: Relação de gênero e sexualidades, fundamentado nos estudos de Louro (1997; 2007), Carvalho e Rabay (2015), Bourdieu (2012); Os gêneros discursivos/textuais fundamentados em Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2012), Cavalcante (2016); e Letra de música, fundamentado com Tatit (1997; 2002; 2004), Silva; Borges (2014). Os três eixos também receberam contribuição de documentos oficiais como: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 e as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN – língua portuguesa e apresentação dos temas transversais (1998a; 1998b). A pesquisa seguiu a abordagem qualitativa, baseada em pesquisa participante, fazendo uso de instrumentos de geração de dados como: observação participante, roda de conversa e questionário. A análise dos dados gerados ocorreu por meio da Análise do Discurso de acordo com os estudos de Maingueneau. Foram participantes da pesquisa dezessete estudantes de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental: nove estudantes do sexo feminino, sete do masculino e um estudante que designou-se “neutro”. Os participantes estavam regularmente matriculados/as em uma escola pública municipal da cidade de Pedras de Fogo – PB. O resultado da análise de dados revelou que o processo educacional e cultural baseado nos princípios androcêntricos se mostrou muito forte nas concepções sobre sexualidades, sobretudo o que se refere às relações de gênero e nos alunos e alunas da turma participante.
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