DISCURSOS SOBRE CURRÍCULO, LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ARTICULAÇÕES POLÍTICAS, TENSÕES E APROXIMAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9675

Palavras-chave:

Políticas curriculares, Educação Infantil, Leitura e escrita, Alfabetização, Discurso

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir os sentidos de currículo, leitura e escrita que perpassam diferentes políticas e se enredam na significação que trazem para pensar alfabetização e educação infantil. Analisa-se a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil e suas proposições para alfabetização e Educação Infantil. A partir da ideia de currículo como disputas de sentidos e constante prática de significação, argumenta-se acerca da contrariedade a uma ideia de base, de um currículo único, dada a impossibilidade de controle das práticas e de fixação de sentidos. É destacada a articulação dessa política com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e com a Lei 12.796/2013 referente à obrigatoriedade de matrícula das crianças de 4 anos, entendendo que a articulação dessas políticas produz discursos para a alfabetização. A demanda pela alfabetização então, acaba por produzir sentidos de leitura e escrita para a Educação Infantil que se interpelam de maneira ambivalente. Assim, focaliza-se a necessidade de se pensar a centralidade da linguagem escrita presente no texto da BNCC para a Educação Infantil, de modo a refutar uma ideia de aligeiramento das práticas referentes à alfabetização, ao mesmo tempo, sem renunciar ao contato com a leitura e com a escrita das crianças de 0 a 6 anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JADE JULIANE DIAS MOTA, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação – Proped da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 

RITA DE CÁSSIA PRAZERES FRANGELLA, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação. Professora associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação – Proped – da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 

Referências

ABRAMOWICZ, A.; CRUZ, A. C. J. Cartografias em Educação Infantil: o espaço da diáspora. In: FARIA, A.G, et al (Orgs.). Infâncias e Pós-colonialismo: pesquisas em busca de Pedagogias descolonizadoras. Campinas: Leitura Crítica – ALB, 2015.

AXER, Bonnie. Todos precisam saber ler e escrever: uma reflexão sobre a Rede de Equivalências da Alfabetização na idade certa. 241f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação. Rio de Janeiro, 2018

BAPTISTA, M. C.. A linguagem escrita e o direito à educação na primeira infância. Anais do I Seminário Nacional: Currículo em movimento – perspectivas atuais. Belo Horizonte, 2010.

BARRIE, J. M. Peter Pan. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

BHABHA, H. O local de cultura. 2ª edição. Belo Horizonte: UFMG, 2013.

BRASIL. Lei Federal 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF, 25. Jun. 2014. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em:17/07/2019.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 27/07/2019.

BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília,23 dez.1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa – Manual. Brasília: MEC/SEB, 2012.

BRASIL. Lei nº 12.796 de 4 de abril de 2013. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Diário Oficial da União,Brasília, 5 abr. 2013.

CAMÕES, Maria Clara L. S. O currículo como um projeto de infância: afinal o que as crianças têm a dizer? 194f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019

CORAZZA, S. M.. Pensamento da diferença em educação: era uma vez... Quer que eu conte outra vez? As gentes pequenas e os indivíduos. In: Anete Abramowicz; Gabriela Tebet. (Org.). Infância & pós-estruturalismo. 1ed.São Paulo: Porto de Ideias, v. 1, p. 157-183, 2017.

DRUMMOND, Rosalva. Do Direito à Educação aos Direitos de Aprendizagem: a escola sob judice. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019

DERRIDA, J.. Gramatologia. Tradução de Miriam Chnaiderman e Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 2001.

FRANGELLA, R.C.P.. Políticas de Currículo e Alfabetização: Negociações para além de um Pacto. Projeto de Pesquisa. 2015.

__________________. Políticas Curriculares, Coordenação Pedagógica & escolar: desvios, passagens e negociações. Curitiba: Editora CRV, 2016a

__________________. Currículo como local da cultura: por outras enunciações curriculares. In: FRANGELLA, Currículo, formação e avaliação: redes de pesquisa em negociação. Curitiba: Editora CRV, 2016b.

FRANGELLA, R. C. P.. Políticas de Currículo e Infância: entre paradoxos e antíteses, renegociando o(s) pacto(s). Projeto de Pesquisa. 2018.

GOULART, C. M. A.; GONTIJO, C. M. M.; FERREIRA, N. S. A.. A alfabetização como processo discursivo: 30 anos de A criança na fase inicial da escrita. São Paulo: Cortez, 2017.

LOPES, Alice Casimiro. Por um currículo sem fundamentos. Linhas Críticas (UnB), v. 21, p.445-466, 2015.

LOPES, Alice & MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez Editora,2011.

MANGUEL, Alberto. Dicionário de lugares imaginários / Alberto Manguel, Gianni Guadaluppi; ilistrações de Graham Greenfield e Eric Beddows; mapas e plantas de James Cook; tradução de Pedro Maia Soares. – São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

MOTA, J. J. Dias. Alfabetização como paradigma e paradoxo: refletindo acerca dos sentidos de leitura e escrita no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. In: III Congresso Nacional de Educação, 2016, Natal - Rio Grande do Norte. III Congresso Nacional de Educação, 2016.

MOTA, Jade Juliane Dias. Base Nacional Comum Curricular: Discutindo sentidos de leitura e escrita na Educação Infantil. 2019. 87f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

PROJETO LEITURA E ESCRITA. Posicionamento do Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil em relação à terceira versão da BNCC. Disponível em: http://primeirainfancia.org.br/projeto-leitura-e-escrita-na-educacao-infantil-critica-terceiraversao-da-base-nacional-comum-curricular/. Acesso em 07/08/2019.

Downloads

Publicado

2019-11-29

Como Citar

DIAS MOTA, J. J. ., & PRAZERES FRANGELLA, R. D. C. . (2019). DISCURSOS SOBRE CURRÍCULO, LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ARTICULAÇÕES POLÍTICAS, TENSÕES E APROXIMAÇÕES. Linguagens, Educação E Sociedade, (43), 56–76. https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9675

Edição

Seção

Dossiê Temático

Artigos Semelhantes

<< < 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.