RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: UMA LEITURA FENOMENOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9373

Palavras-chave:

Educação, Fenomenologia, Prática, Relação família-escola

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar resultados de pesquisa sobre sentidos atribuídos à relação família-escola, no segundo ano do ensino fundamental, pelas educadoras. A perspectiva teórico-metodológica adotada na pesquisa foi a Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz, pelo fato de entendermos que as experiências significativas de relação família-escola nascem na/da relação com o outro, marcada pela intersubjetividade com os demais membros de seu grupo ou comunidade. Trata-se de um estudo de caso realizado em uma escola pública, do interior da Bahia. Foi utilizada a entrevista semiestruturada, com professoras do 2º ano e a coordenadora do Ensino Fundamental I e a Análise de Conteúdo. Aspectos como atividades de reunião individual e coletiva, para escutar os pais e/ou responsáveis bem como participação da comunidade, da família nas decisões pedagógicas e funcionais da escola, foram elencadas como elementos dessa relação. Os resultados reforçam a importância da relação entre a escola e a família, impulsionada pela aprendizagem da criança e pela gestão democrática.

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Biografia do Autor

MARÍLIA DE AZEVEDO ALVES BRITO, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Psicóloga formada pela UFBA, especialista em Ludicidade e desenvolvimento criativo de pessoas pela Transludus e UNYAHNA, Mestre em Educação pela UESB. Mediadora Judicial de Conflitos, Instrutora em Mediação Judicial de Conflitos, facilitadora de Justiça Restaurativa pelo CNJ. Professora da UNEB, Campus XX. Psicóloga e Mediadora das Faculdades Santo Agostinho, Vitória da Conquista, Bahia. 

NILMA MARGARIDA DE CASTRO CRUSOÉ, Universidade Federal do Rio Grande do Norte


Doutora em educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com Estágio Doutoral na Universidade de Coimbra, PT.Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Curriculares e Educativas (GEPPCE), Cnpq. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Prática pedagógica; Prática Educativa; Fenomenologia das Relações Sociais. Professora Titular, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, Bahia. 

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Publicado

2019-11-29

Como Citar

ALVES BRITO, M. D. A. ., & DE CASTRO CRUSOÉ, N. M. . (2019). RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: UMA LEITURA FENOMENOLÓGICA. Linguagens, Educação E Sociedade, (43), 353–383. https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9373

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