FORMANDO O EDUCADOR: UM DESPERTAR DE POTENCIALIDADES NO PROCESSO GRUPAL

Autores

  • ELZENITA FALCÃO DE ABRE Universidade de Pernambuco

Palavras-chave:

Formaçãodo educado, fenomenologia, abordagemcentrada na pesso, grupos de encontro

Resumo

O estudo descreve as experiências de aprendizagens significativas (des)veladas em grupos de encontro, por 23 alunas do curso de Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores de Petrolina - Universidade de Pernambuco, no período de fevereiro a junho de 2003, ressaltando o que revelam para o crescimento pessoal/profissional do educador. Inspirado na fenomenologia, teve como fundamento a psicologia humanista e como referência principal Carl Rogers, com a Abordagem Centrada na Pessoa e os Grupos de Encontro. Os fenômenos observados foram analisados qualitativamente de forma compreensiva, sem preocupação com explicações. Foi possível compreender que, na experiência intensiva em grupo, o participante experimenta um processo de crescimento pessoal, decorrente dos contatos internos e externos vivenciados, que possibilita mudanças significativas na sua prática profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ELZENITA FALCÃO DE ABRE, Universidade de Pernambuco

Mestra em Educação pela UFES, professora da Universidade de Pernambuco/Faculdade de Formação de Professores de Petrolina e da Universidade Federal do Vale do São Francisco

Referências

AMATUZI, M. M. Apontamentos acerca da pesquisa fenomenológica. Estudos de Psicologia. Campinas, SP: Papirus, 1996.

BICUDO, M. A. V. Fenomenologia: confrontos e avanços. São Paulo: Cortez, 2000.

FORGHIERI, Y. C. Psicologia Fenomenológica: fundamentos, métodos e pesquisa. São Paulo: Pioneira,1993.

GOOBI, S.; MISSEL, S. Abordagem centrada na pessoa: vocabulário e noções básicas. Tubarão: Universitária UNISUL, 1998.

ROGERS, C. R. Grupos de Encontro. [tradução Joaquim L. Proença]. 7. ed. São Paulo: MartinsFontes, 1994.

______. Liberdade para aprender. Belo Horizonte, MG: Interlivros, 1975.

______ .;KINGET, G. Marian. Psicoterapia e Relações Humanas. Vol. 1. Belo Horizonte:Interlivros, 1977.

WOOD, J. K. (Org.) et al. A abordagem centrada na pessoa. 3. ed. Vitória: Edufes, 1997.

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

DE ABRE, E. F. . (2004). FORMANDO O EDUCADOR: UM DESPERTAR DE POTENCIALIDADES NO PROCESSO GRUPAL. Linguagens, Educação E Sociedade, (11), 44–49. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1580

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.