A LEITURA E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES DA CRIANÇA ESCOLAR

Autores

  • ZILDA PEREIRA DOS SANTOS NETA VITAL Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • MARIA LIDIA SICA SZYMANSKI Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i1.7773

Palavras-chave:

Leitura, Funções psicológicas superiores, Educação escolar

Resumo

Entende-se que a leitura é um processo comunicativo e mediador que contribui para o desenvolvimento social e psicológico do ser humano, além de constituir-se em instrumento que possibilita à criança apropriar-se dos conceitos científicos, imprescindíveis aos processos de aprendizagem e desenvolvimento. Neste percurso, as funções psicológicas superiores, apontadas como as complexas formas culturais psíquicas de comportamento, desempenham papel primordial, em um caminho de mão dupla, no qual se desenvolvem e promovem desenvolvimento. Assim, apresentam-se neste artigo, reflexões sobre esse processo, ressaltando sua relação com a constituição do psiquismo humano. De cunho qualitativo e bibliográfico, a pesquisa embasa-se na Psicologia Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica, entendendo que o desenvolvimento humano ocorre nas relações sociais, e quando se trata da apropriação do saber escolar é necessário um fazer pedagógico intencional e organizado.

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Biografia do Autor

ZILDA PEREIRA DOS SANTOS NETA VITAL, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda em educação. Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Endereço da instituição: Rua Universitária, 2069 Jardim Universitário 85814-110 – Cascavel, PR – Brasil.

MARIA LIDIA SICA SZYMANSKI, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Psicologia Escolar e do desenvolvimento humano. Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Endereço da instituição: Rua Universitária, 2069 Jardim Universitário 85814-110 – Cascavel, PR – Brasil.

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Publicado

2021-12-04

Como Citar

DOS SANTOS NETA VITAL, Z. P. ., & SICA SZYMANSKI, M. L. . (2021). A LEITURA E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES DA CRIANÇA ESCOLAR. Linguagens, Educação E Sociedade, 285-304. https://doi.org/10.26694/les.v1i1.7773