RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: UMA LEITURA FENOMENOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9373

Palavras-chave:

Educação, Fenomenologia, Prática, Relação família-escola

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar resultados de pesquisa sobre sentidos atribuídos à relação família-escola, no segundo ano do ensino fundamental, pelas educadoras. A perspectiva teórico-metodológica adotada na pesquisa foi a Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz, pelo fato de entendermos que as experiências significativas de relação família-escola nascem na/da relação com o outro, marcada pela intersubjetividade com os demais membros de seu grupo ou comunidade. Trata-se de um estudo de caso realizado em uma escola pública, do interior da Bahia. Foi utilizada a entrevista semiestruturada, com professoras do 2º ano e a coordenadora do Ensino Fundamental I e a Análise de Conteúdo. Aspectos como atividades de reunião individual e coletiva, para escutar os pais e/ou responsáveis bem como participação da comunidade, da família nas decisões pedagógicas e funcionais da escola, foram elencadas como elementos dessa relação. Os resultados reforçam a importância da relação entre a escola e a família, impulsionada pela aprendizagem da criança e pela gestão democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARÍLIA DE AZEVEDO ALVES BRITO, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Psicóloga formada pela UFBA, especialista em Ludicidade e desenvolvimento criativo de pessoas pela Transludus e UNYAHNA, Mestre em Educação pela UESB. Mediadora Judicial de Conflitos, Instrutora em Mediação Judicial de Conflitos, facilitadora de Justiça Restaurativa pelo CNJ. Professora da UNEB, Campus XX. Psicóloga e Mediadora das Faculdades Santo Agostinho, Vitória da Conquista, Bahia. 

NILMA MARGARIDA DE CASTRO CRUSOÉ, Universidade Federal do Rio Grande do Norte


Doutora em educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com Estágio Doutoral na Universidade de Coimbra, PT.Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Curriculares e Educativas (GEPPCE), Cnpq. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Prática pedagógica; Prática Educativa; Fenomenologia das Relações Sociais. Professora Titular, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, Bahia. 

Referências

AMADO, J. Construir a disciplina para um ensino de qualidade. Práxis Educacional. Vitória da Conquista, v. 4, n. 5, p.11-26, jul./dez. 2008. Disponível em:<https://www.google.com/search?q=ISBN-+978-972-8746-71-1&oq=ISBN-+978-972-8746-71-1&aqs=chrome..69i57.1197j0j9&sourceid=chrome&ie=UTF-8>. Acesso em: 22 fev. 2019.

AMADO, J.; COSTA, A. P.; CRUSOÉ, N. Procedimentos de análise de dados. In: AMADO, J. (Coord.). Manual de investigação qualitativa em educação. 3. ed. Coimbra:Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017.

AMADO, J.; CRUSOÉ, N.; VAZ-REBELO, P. Quadros analíticos da investigação qualitativa em educação. In: AMADO, J. (Coord.). Manual de investigação qualitativa em educação.Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013.

BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 20. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

BRASIL. A constituição e o Supremo [recurso eletrônico] / Supremo Tribunal Federal. 4. ed. Brasília: Secretaria de Documentação, 2011. Disponível em:<http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/publicacaoLegislacaoAnotada/anexo/Completo.pdf>.Acesso em: 15 abr. 2017.

_______. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de Outubro de 1988. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em:15 abr. 2017.

_______. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei nº 8.069, de 13 de Julho de 1990, e legislação correlata. 15. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2016a.(Série legislação, n. 263, EPUB).

_______. Lei de diretrizes e bases da educação nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. 13. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2016b. (Série legislação,n. 263, EPUB).

_______. Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2017.

CARVALHO, M. E. P. P. de. O dever de casa como política educacional e objeto de pesquisa. In: 17º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste, 2005, Belém: PA. Anais … Pará: UFPA, 2005.

CHAVES, M. do C. C. A importância da participação da família na educação escolar dos filhos. In: Encontro de Pesquisa em Educação do Norte Nordeste, 2011, Manaus: AM.Anais … Amazonas: UFAM, 2011.

FARIAS, Maria da Salete Barboza de; SILVA, Kátia Valéria Ataíde e. Democratizando a gestão: do projeto pedagógico ao conselho escolar. In: IV Congresso Ibero-Americano Política & Administração da Educação, 2014, Porto: Portugal. Anais... Porto: ANPAE, 2014.Disponível em:. Acesso em: 19 set. 2019.

FERREIRA, A. T. B.; SILVA, F. C. da. Um “ethos familiar”: sistema de valores implícitos e interiorizados que contribui para a longevidade escolar de filhos e filhas de família negras e de meios populares (Pernambuco e Paraíba, 1940-1970). In: Encontro de Pesquisa em Educação do Norte Nordeste, 2015, Teresina, PI. Anais … Piauí: UFPI,2015.

GERMANO, J. W.; SOUZA, A. A. de. Implicações da violência intrafamiliar e seus reflexos na educação das crianças. In: Encontro de Pesquisa em Educação do Norte Nordeste, 2011, Manaus: AM. Anais … Amazonas: UFAM, 2011.

HUSSERL, E. Investigações Lógicas: volume II, parte I: Investigações para a fenomenologia e a Teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Forense, 2015.

LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.

LIMA, A. A. Práticas alfabetizadoras da roda de alfabetização como atos responsáveis/responsivos: sentidos atribuídos pelas professoras. 2016. Dissertação(Mestrado em Educação) — Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Estadual da Bahia, Vitória da Conquista, 2016. Disponível em:. Acessoem: 15 set. 2019.

LINS, C. A. A escola e a escolarização: as representações sociais dos pais. In: 15º Encontro de Pesquisa em Educação do Norte Nordeste, 2001, São Luís: MA. Anais …

Maranhão: UFMA, 2001.

LINS, C. P. A.; SANTIAGO, M. E. Os significados da escolarização para pais e alunos da escola pública municipal. In: 14º Encontro de Pesquisa em Educação do Nordeste, 1999, Salvador:BA. Anais … Bahia: UFBA, 1999.

LÔRDELO, J. A. C. Tal mãe, tal filho: a reprodução da exclusão na escola pública da Bahia. In: 19º Encontro de Pesquisa em Educação do Norte Nordeste, 2009, João Pessoa: PB. Anais … Paraíba: UFPB, 2009.

MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2010.

NOGUEIRA, M. A. A relação família-escola na contemporaneidade: fenômeno social/interrogações sociológicas. Anál. Social, Lisboa, n. 176, p. 563-578, out. 2005.Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732005000400005&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 06 jun. 2018.

ROMANELLI, G.; NOGUEIRA, M. A.; ZAGO, N. Família & Escola: novas perspectivas de análise. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013, p. 11-25.

SILVA, E. L. da. A escolha do estabelecimento de ensino dos filhos por pais professores universitários. In: 20º Encontro de Pesquisa em Educação do Norte Nordeste, 2011, Manaus: AM. Anais … Amazonas: UFAM, 2011.

SILVA, P. de C. da. Interface escola-família, um olhar sociológico: um estudo etnográfico do 1º ciclo de Ensino Básico. 2011. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) — Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, 2011.

SCHUTZ, A. Sobre fenomenologia e relações sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

TRIGUEIRO, R. L. de S. T.; BARBOSA JÚNIOR, W. P. A participação dos pais no Conselho Escolar do Centro Municipal de Educação Infantil amor de mãe. In: 21º Encontro

de Pesquisa em Educação do Norte Nordeste, 2013, Recife: PE. Anais … Recife: UFPE, 2013.

Downloads

Publicado

2019-11-29

Como Citar

ALVES BRITO, M. D. A. ., & DE CASTRO CRUSOÉ, N. M. . (2019). RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: UMA LEITURA FENOMENOLÓGICA. Linguagens, Educação E Sociedade, (43), 353–383. https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9373

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)