A POLIFONIA PRESENTE NOS ENUNCIADOS PRODUZIDOS NOS DISCURSOS DE SALA DE AULA

Autores

  • MÁRCIA HELENA SAUAIA GUIMARÃES ROSTAS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul
  • MARIA REGINA ROSA LIMA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul
  • LEANDRO HAERTER instituto federal de educação, ciência e tecnologia sul

Palavras-chave:

Aprendizagem, Linguagem, Relação professor-aluno

Resumo

O presente artigo apresenta a análise dos dados levantados numa pesquisa que envolve discursos produzidos no interior da sala de aula. Neste ambiente de pesquisa foi possível enumerar aspectos que envolvem a aprendizagem, tanto no que diz respeito à linguagem, quanto à interação entre os falantes que integram o ambiente de sala de aula – alunos e professores. Buscamos analisar os enunciados produzidos em sala de aula e possíveis impactos na aprendizagem, verificando a presença de aspectos polifônicos, tomando Bakhtin e Vygotsky como referencial teórico. Apresentamos os procedimentos metodológicos utilizados, caracterizando-os como um estudo de caso, no qual envolveu 29 alunos de uma turma do Curso Técnico em Eletrônica, na forma Integrada, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – Campus Pelotas. Os dados coletados apresentam aspectos relevantes da comunicação entre professor e aluno. Para a análise dos dados foi definida a categoria de análise: Significação de expressões desconhecidas. Como resultado, a partir do universo dos alunos, foi possível apontar como aspectos mais relevantes: a necessidade de que o código linguístico seja compartilhado pelos sujeitos envolvidos para haver produção de sentidos e significados nos enunciados; a elaboração de um enunciado não se limita ao léxico e à gramática, mas à produção de significados nos processos de interação; o processo de interação é capaz de atribuir sentido e significado aos enunciados; e a apropriação de significado está imbricada diretamente na produção de sentido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MÁRCIA HELENA SAUAIA GUIMARÃES ROSTAS, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul

Doutora; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense; Professora Adjunta vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação e Tecnologia – MPET.

MARIA REGINA ROSA LIMA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul

Mestra; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense; Professora Licenciatura em Informática e Supervisora Pedagógica.  

LEANDRO HAERTER, instituto federal de educação, ciência e tecnologia sul

Mestre; instituto federal de educação, ciência e tecnologia sul-rio-grandense; técnico em assuntos educacionais. 

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1995.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BAKHTIN, Mikhail. Problema da poética de Dostoievski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

BAKHTIN, Mikhail. (VOLOCHÍNOV). Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. SãoPaulo: Hucitec, 2006.

BRAIT, Beth. Problemas da poética de Dostoiévski e estudos da linguagem. In: BRAIT, Beth (Orgs.). Bakhtin, dialogismo e polifonia. São Paulo: Contexto, 2009.

BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Escrita, leitura, dialogicidade. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. Campinas: Editora da UNICAMP, 2005.

DARSIE, M. M. P. Perspectivas Epistemológicas e suas Implicações no Processo de Ensino e de Aprendizagem. Cuiabá, Uniciências, v3. 1999.

DUARTE, Newton. Educação Escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. Coleção: Polêmicas do Nosso Tempo - 2ª Ed. Campinas SP: Editora Autores Associados,1999.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio Básico de Lingua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.

FIORIN, José Luiz. Interdiscursividade e intertextualidade. In: BRAIT, Beth (Org.). Babkhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.

HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss Concisol Instituto Antônio Houaiss, Oragnizador: [editor responsável Mauro de Salles Villas]. São Paulo: Moderna, 2011.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

SOUZA, Lynn M. T. M. O conflito de vozes na sala de aula. In: CORACINI, M.J.(org.). O jogo discursivo na aula de leitura. Língua materna e língua estrangeira. 2. ed.Campinas: Pontes, 2002.

TEZZA, Cristovão. Sobre o autor e o herói – um roteiro de leitura. In: FARACCO, Carlos Alberto; TEZZA, Cristovão; CASTRO, Gilberto (Orgs.). Diálogos com Bakhtin. Curitiba: Editora UFPR, 2007.

VYGOTSKY, L. S. Vygotsky e a construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 1995.

VYGOTSKY, L. S. Obras Escogidas, Tomo I, Los métodos del investigación reflexológicos y psicológicos. Madri Editorial Visor, 1997.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

VYGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica. São Paulo, Martins Fontes, 2001.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

2017-04-30

Como Citar

SAUAIA GUIMARÃES ROSTAS, M. H. ., ROSA LIMA, M. R. ., & HAERTER, L. . (2017). A POLIFONIA PRESENTE NOS ENUNCIADOS PRODUZIDOS NOS DISCURSOS DE SALA DE AULA. Linguagens, Educação E Sociedade, (36), 138-160. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1224

Edição

Seção

Artigos