O PROGRAMA ALFABETIZA MARANHÃO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E PRODUTORES DE TEXTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i44.8680

Palavras-chave:

Alfabetiza Maranhão, Leitor de textos, Produtor de textos

Resumo

A alfabetização continua se apresentando como um desafio presente no cenário educacional brasileiro, exigindo ações que promovam mudanças efetivas. Resultado de uma pesquisa documental, este artigo analisa as implicações do Programa Alfabetiza Maranhão para a formação do leitor e produtor de textos, com base nas orientações para o ensino da leitura e da escrita presentes em três Cadernos de Atividades utilizados durante a sua implementação no ano de 2015. Nortearam a fundamentação e a análise dos dados: Volochinov (2017), Bakhtin (2016), Duarte (2011), entre outros. Os resultados apontam que as orientações advindas do referido Programa dificultam a formação de leitores e de produtores de textos, por não aproximar os alunos dos gêneros textuais que circulam socialmente, tendo em vista que os materiais de leitura dão ênfase à didatização da literatura, além de supervalorizarem os aspectos técnicos da língua como ponto de partida do processo de alfabetização de crianças.

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Biografia do Autor

EDITH MARIA BATISTA FERREIRA, Universidade Federal do Maranhão

Pedagoga. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Maranhão. Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará – PPGE/UECE. Professora do Departamento de Educação I do curso de Pedagogia da UFMA-Bacanga, São Luís-MA. Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa “O Ensino da Leitura e da Escrita como práticas dialógicas” (GLEPDIAL), Coordenadora do Projeto de Extensão “Entrelinhas: Alfabetização Dialógica” e Pesquisadora do Projeto “Observatório das Práticas de Leitura e Escrita do Maranhão”.

JOELMA REIS CORREIA, Universidade Estadual de Marília

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Marília. Professora do Departamento de Educação I e do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica- PPGEEB/UFMA, Campus Bacanga, São Luís-MA. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa “O Ensino da Leitura e da Escrita como práticas dialógicas” (GLEPDIAL), Coordenadora do Projeto de Extensão “Entrelinhas: Alfabetização Dialógica” e do Projeto de Pesquisa “Observatório das Práticas de Leitura e Escrita do Maranhão”.

VANJA MARIA COUTINHO FERNANDES, Educação Básica

Professora do Departamento de Educação I, Vice Coordenadora e Professora Permanente do Programa de PósGraduação em Gestão do Ensino da Educação Básica – PPGEEB/MA, Campus Bacanga, São Luís MA. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Ensino da Língua Portuguesa dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (GruPELPAI), Doutora em Educação.

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Publicado

2020-05-04

Como Citar

BATISTA FERREIRA, E. M. ., REIS CORREIA, J. ., & COUTINHO FERNANDES, V. M. . (2020). O PROGRAMA ALFABETIZA MARANHÃO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E PRODUTORES DE TEXTOS. Linguagens, Educação E Sociedade, (44), 49–69. https://doi.org/10.26694/les.v0i44.8680

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