CAMINHOS AVALIATIVOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIMENSÕES FORMATIVAS E PRÁTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i45.11137

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, Educação Básica, Formação de professores

Resumo

Este texto versa sobre os caminhos avaliativos na Educação Básica, em articulação com as dimensões formativas e práticas durante o trabalho docente. O estudo contou com dez professores do ensino regular de escolas públicas do Estado do Ceará. Tivemos como objetivo central compreender as concepções docentes acerca da avaliação da aprendizagem na Educação Básica, refletindo sobre as práticas avaliativas no ambiente escolar e como principais suportes teóricos os estudos de Hoffmann (2014), Luckesi (2011), Silva Neta (2018) e Magalhães Junior (2015), dentre outros. Metodologicamente esta pesquisa orientou-se pela abordagem qualitativa, com o tipo de pesquisa estudo de caso múltiplo, utilizando-se de técnicas de coleta de dados bibliográfica e de campo com entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontaram diferentes conceituações de avaliação, sendo prevalecente a concepção de avaliação como medida. O caráter reprodutivo de práticas de ensino espelhadas nos professores formadores e a ausência de estudos sobre avaliação nos cursos de formação de professores foram evidenciados. Os professores demonstraram desalinho na compreensão entre instrumentos e técnica e revelaram desconhecer os critérios que devem ser organizados previamente para nortear os instrumentos de avaliação, revelando, assim, ausência do conhecimento avaliativo, fundamental no exercício profissional da docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARIA DE LOURDES DA SILVA NETA, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE). Fortaleza, Brasil.

RACHEL RACHELLEY MATOS MONTEIRO, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Bolsista de pós-graduação da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Fortaleza, Brasil.

MARIA TERLA SILVA CARNEIRO DOS SANTOS, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Professora da rede pública do Estado do Ceará. Fortaleza, Brasil.

Referências

ALMEIDA, F. J. FRANCO, M. G. AVALIAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM: O processo avaliativo para melhorar o desempenho dos alunos. São Paulo: Ática Educadores, 2011.

BORRALHO, A.; FIALHO, I.; CID, M. Aprendizagem no ensino superior: relações com a prática docente. In: Ensino Superior: Inovação e qualidade na docência. PORTO: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2012, pp. 984-996. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/62453113.pdf>. Acesso em: 12 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 13. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, 2016. 25p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 maio 2016. Seção 1. p. 44-46. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html. Acesso em: 13 mai 2020.

DEPRESBITERIS, L.; TAVARES, M. R. Diversificar é preciso...: instrumentos e técnicas de avaliação de aprendizagem. São Paulo: Editora Senac, 2009.

DUARTE, C. E. Avaliação da aprendizagem escolar: como os professores estão praticando a avaliação na escola. HOLOS, Ano 31, Vol. 8. 2015. Disponível em:<http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1660>. Acesso em: 15 set. 2019.

FARIAS, I.M. S.; SALES, J. O. C. B.; BRAGA, M. M. S. C.; FRANÇA, M. S. L. M. DIDÁTICA E DOCÊNCIA aprendendo a profissão. 4ed., nova ortografia – Brasília: Liber Livro, 2014.

GARCÍA, C. M. Formação de Professores: Para uma mudança educativa. Coleção Ciências da Educação século XXI. Porto Editora, 1999.

GATTI, B.A. O Professor e avaliação em sala de aula. Estudos em Avaliação Educacional, Estudos em Avaliação Educacional, n. 27, jan-jun/2003. Disponível em:<https://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1150/1150.pdf>. Acesso em: 08 jul. 2020.

GRILLO, M. Projeto político-pedagógico e prática avaliativa. Uma relação necessária. In: ENRICONE, D.; GRILLO, M. (Org.). Avaliação. Uma discussão em aberto. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.

HOFFMANN, J. Avaliar para promover: As setas do caminho. 15 Ed. Editora Mediação: Porto Alegre, 2014.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: Estudos e proposições. 22 Ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

MASETTO, M. T. O Professor na hora da verdade: a prática docente no ensino superior. São Paulo: Avercamp, 2010.

MAGALHÃES JUNIOR, A. G. Avaliação na Educação a Distância. Fortaleza: Editora daUniversidade Estadual do Ceará – EdUECE, 2015.

MATOS, D. A. S.; JARDILINO, J. R. L. Os Conceitos de Concepção, Percepção, Representação e Crença no Campo Educacional: similaridades, diferenças e implicações para

a pesquisa. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, p. 20-31, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/111. Acesso em: 18 jul. 2020.

MINAYO, M. C. S.; (Org) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ:Vozes, 2016. (Série Manuais Acadêmicos).

NAKAYAMA, L.; CORRÊA, M. S. Concepção e prática avaliativa no cotidiano de ensino multisseriado: voz de uma professora, na Ilha De Paquetá - Pará. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, Ano 19. n.31 jul./dez. 2014. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/8666/pdf. Acesso em: 24 set.2020.

SILVA NETA, M. L.; MAGALHÃES JUNIOR, A. G. Práticas avaliativas na formação docente: teoria e prática. Horizontes, v. 35, n. 2, p. 38-48, mai./ago. 2017. Disponível em:

https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/328/218>. Acesso em: 23 mar.2020.

SILVA NETA, M.L. O conhecimento avaliativo dos docentes dos cursos de pedagogia: cartografia dos saberes, práticas e formação. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018.

TARDIF, M. Saberes Docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Downloads

Publicado

2020-11-17

Como Citar

DE LOURDES DA SILVA NETA, M. ., MATOS MONTEIRO, R. R. ., & SILVA CARNEIRO DOS SANTOS, M. T. . (2020). CAMINHOS AVALIATIVOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIMENSÕES FORMATIVAS E PRÁTICAS. Linguagens, Educação E Sociedade, (45), 165–185. https://doi.org/10.26694/les.v0i45.11137

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.