MÉTODO PAULO FREIRE: UMA ANÁLISE NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i45.9880

Palavras-chave:

Alfabetização de Jovens e Adultos, Método Paulo Freire, Letramento, Libertação, Transformação

Resumo

O artigo objetiva analisar a influência do Método Paulo Freire no processo de Alfabetização de Jovens e Adultos desenvolvido na Casa Paulo Freire, localizado em São Sebastião, Brasília – DF. O problema norteador do estudo em questão tem como enfoque: como o uso do Método Paulo Freire na Alfabetização de Jovens e Adultos pode contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem no processo de alfabetização e de letramento, pautada em uma formação para a autonomia, conscientização, transformação e libertação do ser humano? O estudo apresenta-se por meio de uma metodologia de cunho qualitativo, sendo sustentado por uma pesquisa bibliográfica e de campo. Os instrumentos de pesquisa foram o questionário e a observação. As observações empíricas demonstraram, ao concluir o estudo, que a Pedagogia Freiriana não é uma educação que visa apenas alfabetizar os jovens e adultos que frequentam a EJA, mas, sim, funciona como um Método que busca a formação integral do indivíduo.

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Biografia do Autor

SIMONE DA CONCEIÇÃO RODRIGUES DA SILVA, Universidade de Brasília

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB) /Brasil. Professora Servidora Pública da SEEDF.

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Publicado

2020-11-17

Como Citar

RODRIGUES DA SILVA, S. D. C. . (2020). MÉTODO PAULO FREIRE: UMA ANÁLISE NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Linguagens, Educação E Sociedade, (45), 91–117. https://doi.org/10.26694/les.v0i45.9880

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