LINGUAGEM E CONCEITOS MATEMÁTICOS: O QUE REVELAM OS GUIAS DO PNLD PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i46.10476

Palavras-chave:

Guias do PNLD, Concepção de Matemática, Linguagem Matemática, Teoria Histórico-cultural, Organização do Ensino

Resumo

Em razão da crescente discussão acerca dos novos rumos que a produção do livro didático no Brasil deverá tomar, devido à aprovação da Base Nacional Comum Curricular (2017), trazemos para reflexão, neste artigo, os Guias do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), da disciplina de Matemática. Objetivamos analisar a concepção de linguagem matemática apresentada nos Guias de livros didáticos avaliados pelo PNLD nos três ciclos trienais de 2010 a 2019. Para isso, realizamos uma pesquisa documental fundamentada nos pressupostos do Materialismo Histórico Dialético e da Teoria Histórico-cultural. Os resultados da investigação estão dispostos em três partes: inicialmente apresentamos a concepção de linguagem defendida pela Teoria Histórico-cultural, visto que essa perspectiva teórica considera a linguagem fundamental para o desenvolvimento psíquico dos sujeitos. Em seguida, discorremos sobre o significado, objetivos, finalidade e concepção de linguagem do PNLD – Área de Matemática. Por fim, expomos a análise dos guias com base em duas categorias de análise, que são: linguagem clara e uso social da matemática. A investigação demonstrou que a secundarização da linguagem matemática nas tarefas pode levar a erros conceituais e que a aproximação dos conceitos matemáticos em seu uso cotidiano se mostrou simplista. Dado os limites de um artigo, não pretendemos dissertar sobre todos os aspectos que envolvem a temática. Todavia, esperamos com este estudo contribua para que docentes pensem sobre as contradições existentes em determinadas concepções de ensino que são materializadas em livros didáticos tais como os distribuídos pelo PNLD.

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Biografia do Autor

EDILSON DE ARAÚJO DOS SANTOS, Universidade Estadual de Maringá

Graduado em Pedagogia (2017) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação (2020) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM). Doutorando em Educação no Programa de PósGraduação em Educação (PPGEdu) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, vinculada a Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Professor na rede municipal de educação de Maringá-PR.

MARIA ANGÉLICA OLIVO FRANCISCO LUCAS, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1987), mestre em Educação também pela Universidade Estadual de Maringá (1999) e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Realizou estágio de pós-doutoramente na Faculdade de Educação da Universidade de Sào Paulo (FEUSP).

SILVIA PEREIRA GONZAGA DE MORAES, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Graduada em Ciências pela Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul, com complementação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari. Graduada em Pedagogia pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul.

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Publicado

2020-03-16

Como Citar

DE ARAÚJO DOS SANTOS, E. ., OLIVO FRANCISCO LUCAS, M. A. ., & PEREIRA GONZAGA DE MORAES, S. . (2020). LINGUAGEM E CONCEITOS MATEMÁTICOS: O QUE REVELAM OS GUIAS DO PNLD PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL?. Linguagens, Educação E Sociedade, (46), 96–116. https://doi.org/10.26694/les.v0i46.10476

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