TECNOLOGIAS DIGITAIS, ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: PARALELOS COM O FILME “MUDANÇA DE HÁBITO”
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i47.11562Palavras-chave:
Cibercultura, Cinema, EducaçãoResumo
O uso de Tecnologias Digitais (TD) na Educação vai muito além da apropriação de conhecimentos técnicos acerca do funcionamento dos equipamentos. Entender não apenas o processo histórico de evolução tecnológica e a relação do homem com a tecnologia ao longo dos tempos, como também as demandas e subjetividades da contemporaneidade, são fundamentais para compreendermos o contexto atual e, assim, poder explorar melhor as possibilidades das TD na Educação. Neste texto, a partir das ideias de Hall (2006), Kenski (2012), Lemos (2009), Lévy (2010, 2010b), Santaella (2003), Serres (2013) e Veen e Vrakking (2009), e de uma leitura do filme “Mudança de Hábito” (1992), buscamos discutir algumas das necessidades e urgências na formação e na atuação de professoras e professores, especialmente de matemática. Mesmo com o crescimento da pesquisa no campo de formação de professores nos últimos anos, consideramos que algumas barreiras ainda precisam ser superadas para que as TD cumpram seu importante papel também no contexto educacional, a saber: a rigidez das diretrizes nacionais para os cursos de licenciatura, a visão dos próprios professores formadores e o condicionamento ao modelo de educação massiva imposto ao estudante que ingressa no Ensino Superior.
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