CLUBE DE LEITURA VIRTUAL DE FICÇÃO CIENTÍFICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3118

Palavras-chave:

ciência, tecnologia, compreensão leitora

Resumo

Este artigo tem por finalidade apresentar o produto educacional “Clube de Leitura Virtual de Ficção Científica”, resultado da pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, no Instituto Federal de Sergipe, cujo objetivo central foi apresentar aos profissionais envolvidos com o ensino, em espaços formais e não formais de educação, uma proposta de intervenção que contribuísse para a construção do letramento científico dos estudantes, tendo como ponto de ancoragem o desenvolvimento da compreensão leitora. Para tanto, a partir de uma abordagem qualitativa dos dados, adotou-se uma pesquisa-ação como percurso metodológico. Os resultados obtidos por meio da análise dos dados sugerem que a proposta apresentada se configurou como viável, possível e, principalmente, propícia à construção do letramento científico dos estudantes.

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Biografia do Autor

Márcia Cecília de Oliveira Carrgosa, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (IFS). Doutoranda na Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, Sergipe, Brasil.  E-mail: marciaceciliasms@hotmail.com

José Osman dos Santos, Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de Sergipe

Doutor em Tecnologia Nuclear (USP). Professor efetivo do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de Sergipe (IFS), Lagarto, Sergipe, Brasil. E-mail: osman.santos@ifs.edu.br

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

de Oliveira Carrgosa, M. C., & dos Santos, J. O. (2022). CLUBE DE LEITURA VIRTUAL DE FICÇÃO CIENTÍFICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Linguagens, Educação E Sociedade, 26(52), 426-450. https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3118