O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014/2024) E A META 15: AVALIAÇÃO, LIMITES E PERSPECTIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v29i59.6307

Palavras-chave:

Plano Nacional de Educação (PNE), Meta 15 formação inicial, Professores da educação básica, Relatório de monitoramento

Resumo

Este estudo se insere nas políticas educacionais, focando no Plano Nacional de Educação (PNE) e no relatório do 5° ciclo de monitoramento das metas do PNE 2024, especialmente a meta 15, que aborda a formação inicial dos professores da Educação Básica. O objetivo é analisar os estudos do último decênio (2014-2024) sobre essa meta para identificar os desafios enfrentados em sua consecução. A relevância do estudo é destacada pelo planejamento do novo PNE (2024-2034) e pela intenção de contribuir com reflexões sobre os alcances e pendências da meta 15. A metodologia adotada foi uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados BDTD e Scielo, abrangendo os últimos 10 anos. Foram utilizados descritores como: Plano Nacional de Educação (2014) AND meta 15 OR formação inicial AND professores da educação básica, resultando em 8 pesquisas analisadas qualitativamente. As análises geraram duas categorias principais: 1) estratégias alcançadas e não alcançadas pela meta 15; 2) desafios para o próximo PNE 2024-2034 em relação à meta 15. Os resultados indicam que a formação inicial deve superar o modelo tecnicista e que há um grande número de professores formados atuando fora de suas áreas devido a falhas nos programas governamentais de incentivo à graduação, que não abrangem todos os docentes e precarizam a formação superior. Dados também revelam a desvalorização do trabalho docente. Conclui-se que o PNE é crucial para uma sociedade democrática e sugere-se a continuidade de pesquisas sobre formação inicial, valorização profissional e políticas educacionais para a melhoria da carreira docente no Brasil.

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Biografia do Autor

Flávia Wagner, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP); Professora no Programa de Pós-graduação em Educação de Mestrado e Doutorado da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Tubarão/SC, Brasil.  E-mail: flv.wagner@gmail.com.

Priscila Pereira Correa, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Graduanda em Psicologia na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Pesquisadora bolsista na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Palhoça/SC, Brasil. E-mail: priscilapcorrea@icloud.com.

Emiliana Oro Brandao, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Mestranda em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Pesquisadora bolsista CAPES na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Palhoça/SC, Brasil. E-mail: oroemiliana@gmail.com.

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Publicado

2025-01-03

Como Citar

Wagner, F., Pereira Correa, P., & Oro Brandao, E. (2025). O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014/2024) E A META 15: AVALIAÇÃO, LIMITES E PERSPECTIVAS. Linguagens, Educação E Sociedade, 29(59), 1–29. https://doi.org/10.26694/rles.v29i59.6307

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