POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA BASE TEÓRICA ADOTADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4851

Palavras-chave:

Políticas públicas, Alfabetização, PNAIC, PNA

Resumo

A presente pesquisa aborda as políticas públicas em alfabetização, investigando suas bases teóricas e sua relação com a hegemonia e contra-hegemonia. Analisamos duas políticas brasileiras, o PNAIC (2012-2015) e o PNA (2019-2023), identificando as correlações de classe presentes nelas e analisando sua implementação à luz da ideologia subjacente. Os principais autores de referência incluem Gramsci, Robertson e Dale, Magda Soares, Antônio Nóvoa e Dehaene. Realizaremos uma revisão de literatura e uma análise documental do PNAIC e PNA para responder nosso questionamento, buscando identificar os autores e suas teorias defendidas. Além disso, apresentamos dados do Inep (2022) relacionados à meta 5 do Plano Nacional de Alfabetização, que inclui avaliações do Seab/2019. Esperamos contribuir para o debate sobre a necessidade de criação de políticas públicas de Estado mais sólidas, que atendam a alfabetização no Brasil, visto que este assunto é de grande relevância acadêmica e social.

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Biografia do Autor

Bárbara Jessik Santos Alves Marques, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Mestranda do Programa de Pós-graduação e Mestrado Profissional em Educação (PPGE) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Seus interesses de pesquisa incluem "desenvolvimento de trabalhos e pesquisas na formação de professores", "práticas pedagógicas" e "alfabetização". É professora da educação básica. E-mail: bjsamarques.ppge@uesc.br

Luciana Sedano, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Atua como professora titular do Departamento de Ciências da Educação, Docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação de Professores da Educação Básica (PPGE) e do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Pesquisa principalmente nas seguintes áreas temáticas: "didática"; "organização da prática pedagógica", "ensino de Ciências", "ensino por investigação e formação de professores". E-mail: lssouza@uesc.br.

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Santos Alves Marques, B. J., & Sedano, L. (2023). POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA BASE TEÓRICA ADOTADA. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(55), 1–22. https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4851

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