NEOLIBERALISMO NA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DO DECRETO Nº 9.765/2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4803

Palavras-chave:

PNA, Políticas Educacionais, Neoliberalismo, Educação Infantil, Alfabetização

Resumo

Neste artigo analisa-se os termos e as concepções que evidenciam a perspectiva neoliberal da Política Nacional de Alfabetização (PNA) por meio de uma pesquisa documental que se valeu dos princípios da análise de conteúdo como ferramenta analítica. As fontes primárias deste estudo consistiram no Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019 e no Caderno da PNA, e as fontes secundárias, em estudos referentes à influência do neoliberalismo nas políticas educacionais brasileiras. Além da observação de concepções que, alinhadas a interesses capitalistas, estão sob forte influência da perspectiva neoliberal, os resultados da pesquisa mostram que a PNA assume uma postura sectária ao desconsiderar a história do processo da alfabetização no Brasil e os conhecimentos construídos por meio de discussões democráticas pela educação e para a formação de professores. A conscientização acerca desta questão instrumentaliza pesquisadores e profissionais das áreas da Educação Infantil e da Alfabetização frente às formas representativas que legitimam as ideologias do neoliberalismo e produzem modos de pensar e atuar na educação.

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Biografia do Autor

Estela Souza de Castro, Universidade do Rio Grande - FURG

Pedagoga pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). É membra do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e letramento – GEALI (FURG). Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.  E-mail: estelasouzacastros@gmail.com.

Gabriela Medeiros Nogueira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel). Realizou Pós-doutorado na University of Illinois at Urbana-Champaign – UIUC, em 2016 e na University of Canterbury – UC na Nova Zelândia, em 2019. Professora no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e no Programa de Pós-graduação em Educação da FURG. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e letramento – GEALI.

Carmen Regina Gonçalves Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora e Mestre em Educação (UFPel), especialista em Ciências Sociais na Educação (URCAMP), Psicopedagogia Institucional, Clínica e Ludopedagogia (FAD), Orientação Educacional e Supervisão Escolar (FAD), graduada em Letras (FURG) e Pedagogia (UNINTER). É membra do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e letramento – GEALI (FURG).

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. Acesso em: 05 abr. 2022.

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Souza de Castro, E., Medeiros Nogueira, G. ., & Gonçalves Ferreira, C. R. (2023). NEOLIBERALISMO NA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DO DECRETO Nº 9.765/2019. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(55), 1–24. https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4803

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