POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUCESSO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.4677

Palavras-chave:

Políticas de Educação Especial, sucesso escolar, trajetórias, deficiência visual

Resumo

Este artigo adota a metodologia de pesquisa bibliográfica e apresenta uma revisão de literatura dos trabalhos que abordam as pesquisas em políticas de Educação Especial e o sucesso escolar de pessoas com deficiência visual, no período de 2015 até 2022. O objetivo é identificar a produção acadêmica nacional sobre políticas de Educação Especial no Brasil e trajetórias de sucesso escolar de pessoas com deficiência, especialmente visual. Os trabalhos examinados revelam que as pesquisas sobre: a) Políticas de Educação Especial focam em avaliação de políticas inclusivas, formação de professores, financiamento público e privado, aluno Público-Alvo da Educação Especial, políticas públicas, percepções dos envolvidos e história/legislação; b) Sucesso escolar aborda trajetórias escolares, apoio institucional/professor, motivação pessoal, família, políticas educacionais, grupos de referência e saúde; c) Trajetórias e deficiência visual exploram trajetórias escolares, apoio/professores, trabalho e inclusão, papel da família, políticas públicas, saúde e formação de professores. Conclui-se que a pesquisa bibliográfica não apenas revisita tópicos estudados, mas busca enriquecer a compreensão científica das políticas de Educação Especial e trajetórias escolares de deficientes visuais.

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Biografia do Autor

Rummening Marinho dos Santos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutorando em Educação e Membro do Núcleo de Estudos, Projetos e Pesquisa sobre Formação Docente (NEPESF), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Metodologia de Ensino em Educação Física pela Faculdade do vale do Jaguaribe (FVJ). Graduado em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professor de Educação Física na Rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte e professor de Orientação e Mobilidade para pessoas Cegas ou Baixa Visão no Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CADV).

Janine Marta Coelho Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Orientadora, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Titular na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Coordenadora da linha de pesquisa diversidade, deficiências e distúrbios de aprendizagem do Núcleo de Estudos Projetos e Pesquisas sobre Formação Docente (NEPESF). João Pessoa, Paraíba, Brasil. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-9457-9070. E-mail: janinecoelho68@gmail.com

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

Marinho dos Santos, R., & Marta Coelho Rodrigues, J. (2024). POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUCESSO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: REVISÃO DE LITERATURA. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(58), 1–27. https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.4677

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