POLÍTICAS AVALIATIVAS E INDICADORES DE QUALIDADE: REPERCUSSÕES NO TRABALHO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4583

Palavras-chave:

SAEB, Gestão educacional e escolar, Indicadores de qualidade, Trabalho docente

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender as repercussões dos indicadores de qualidade que emergem do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) no plano de ações docente do 5º ano do Ensino Fundamental das escolas da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria - RS. Para tanto, em movimento de pesquisa qualitativa,  analisaram-se dados de duas escolas municipais, que participaram e tiveram seus resultados divulgados, nas últimas cinco edições do SAEB, correspondente aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em cada escola, realizou-se entrevista semiestruturada com uma professora do quinto ano. A partir de seus discursos, emergiram a seguinte grande categoria e suas subcategorias: Repercussões do Sistema de Avaliação da Educação Básica do 5º ano do Ensino Fundamental no trabalho docente; com as subcategorias: marcos da pandemia, performatividade, estreitamento curricular, reducionismo curricular, SAEB, gestão escolar e diálogo da gestão educacional. Como aporte teórico foram utilizados autores como Willmott (1992), Lück (2009), Ball (2005 e 2010), entre outros. Assim, a partir da análise dos dados em interlocução com a base teórica, pode-se compreender que as tecnologias de controle e performáticas fazem parte da realidade vivenciada por docentes e perpassam as práticas pedagógicas, que são modificadas e influenciadas para alcançar índices de avaliações externas.

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Biografia do Autor

Marília Henn Dutra, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra em Educação, UFSM. Professora de Educação Básica no Município de Itaara, RS, Brasil.

Andressa Aita Ivo, Universidade Federal de Pelotas

Graduada em Educação Física, Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2007. Especialista em Gestão Educacional (UFSM) em 2008. Especialista em Educação Física Escolar (UFSM) em 2008. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em 2010. Doutora em Educação (UFPel) em 2013, com período Sanduíche na Université Laval, Quebec, Canada, com orientação do Prof. Dr. Clermont Gauthier. Graduada em Educação Física, Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2007. Especialista em Gestão Educacional (UFSM) em 2008. Especialista em Educação Física Escolar (UFSM) em 2008. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em 2010. Doutora em Educação (UFPel) em 2013, com período Sanduíche na Université Laval, Quebec, Canada, com orientação do Prof. Dr. Clermont Gauthier. Graduada em Educação Física, Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2007. Especialista em Gestão Educacional (UFSM) em 2008. Especialista em Educação Física Escolar (UFSM) em 2008. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em 2010. Doutora em Educação (UFPel) em 2013, com período Sanduíche na Université Laval, Quebec, Canada, com orientação do Prof. Dr. Clermont Gauthier. Professora adjunta da Faculdade de Educação, UFPel, Pelotas, RS, Brasil

Juliana Sales Jacques, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Letras - Língua Portuguesa -, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2011). Mestra (2014) e Doutora em Educação (2017), pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSM. Professora Adjunta no Departamento de Administração Escolar (ADE) do Centro de Educação (CE) da UFSM, atuando em cursos de formação de professores em disciplinas das áreas de Políticas Públicas Educacionais, Gestão Educacional/Escolar, Currículo e Pesquisa Educacional. É professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/CE/UFSM), pesquisando as temáticas: Políticas públicas educacionais; Gestão escolar; Práticas pedagógicas de Língua Portuguesa na Educação Básica; Práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias educacionais em rede; (Co)Autoria de Recursos Educacionais Abertos (REA). Participa do colegiado e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Letras Português e Literaturas a distância/UAB/UFSM.

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Henn Dutra, M., Aita Ivo, A., & Sales Jacques, J. . (2023). POLÍTICAS AVALIATIVAS E INDICADORES DE QUALIDADE: REPERCUSSÕES NO TRABALHO DOCENTE. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(55), 1–23. https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4583

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