CRISE ESTRUTURAL E FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR: A BNCC E A CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4523

Palavras-chave:

BNCC, Crise Estrutural do Capital, Pedagogia das Competências

Resumo

O presente trabalho versa sobre a BNCC e a construção das competências na educação básica no contexto da Crise Estrutural do Capital. O objetivo é analisar as orientações da Pedagogia das competências na BNCC como expressão de manifestação da profunda crise que se desdobra em todos os complexos sociais, inclusive o educacional. Como indicações metodológicas básicas para a realização desta pesquisa, guiar-nos-emos pelo materialismo histórico-dialético porque o método do marxismo clássico é o caminho da reconstrução do real por meio do pensamento e da exposição crítica desse próprio real. Propomos uma exposição teórico-bibliográfica e documental, por meio da análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Crise Estrutural do Capital se reflete na interferência de organismos internacionais na definição das políticas educacionais e na mercantilização da educação. A Pedagogia das Competências, presente na BNCC, é uma resposta a essa crise, articulada com as políticas de austeridade fiscal e coordenada pelos organismos internacionais.

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Biografia do Autor

Lailton de Souza Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Licenciado em Pedagogia, Mestre em Educação e Ensino pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Wellyna Gonçalves Jucá, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Licenciada em Pedagogia e Mestre em Educação e Ensino, pela  Universidade Estadual do Ceará - UECE. Professora Efetiva da Rede Pública Municipal de Quixadá - Ce.

Layslândia de Souza Santos, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Licenciada em Pedagogia e Mestre em Educação e Ensino, pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação pela UECE. Professora Efetiva da rede Pública Municipal de Quixadá-Ce.

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Publicado

2023-09-18

Como Citar

Santos, L. de S., Jucá, W. G., & Santos, L. de S. (2023). CRISE ESTRUTURAL E FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR: A BNCC E A CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(55), 1–23. https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4523

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