JOVENS UNIVERSITÁRIOS DE CIDADES INTERIORANAS: modos de vida e projetos de futuro

Autores

  • ISAURORA CLÁUDIA MARTINS DE FREITAS Universidade Estadual do Vale do Acaraú

Palavras-chave:

Juventude, Universidade, Mobilidade, Modo de vida, Projeto de futuro

Resumo

Partindo de uma perspectiva teórica que entende a juventude como heterogênea e diversa, o artigo analisa os diferentes modos de ser jovem universitário a partir de uma pesquisa realizada em Sobral, cidade polo da região norte do Ceará contemplada com as políticas de expansão da educação superior dos últimos 15 anos. Possuindo atualmente três Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e cerca de 10 IES privadas, entre institutos e faculdades, Sobral recebe jovens de mais de 50 municípios da região que chegam à cidade em busca de uma formação de nível superior. Alguns desses jovens se deslocam diariamente de seus municípios de origem até Sobral em viagens que chegam a durar cinco horas (percurso de ida e volta), os que têm condições fixam residência no lugar elegendo como forma de moradia a coabitação com outros jovens, formando as repúblicas estudantis. A grande maioria deles é oriunda de famílias de baixa renda e busca, através da aquisição de um diploma de nível superior, realizar projetos de vida. Que modos de vida esses jovens desenvolvem ao longo do período dos estudos universitários? Que projetos de futuro intencionam realizar? Que nuances das políticas de expansão da educação superior no Brasil a realidade dos jovens universitários das cidades interioranas revela? Essas são questões que o estudo busca responder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ISAURORA CLÁUDIA MARTINS DE FREITAS, Universidade Estadual do Vale do Acaraú

Professora adjunta da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Culturas Juvenis (GEPECJU).

Referências

BATISTA, Neusa Chaves. O professor das licenciaturas e o direito à educação para todos. Anais do XXVIII Congresso da ALAS, Fronteiras abertas da América Latina, Recife-PE, 2011. Disponível em: http://alassociologia.org/anais/. Acesso em 27 de agosto de 2012.

BOURDIEU, P. A juventude é apenas uma palavra. In: BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Tradução Jeni Vaitsman. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

BRITTO, L. P. L. et al. Conhecimento e formação nas IES periféricas: perfil do aluno “novo” da Educação Superior. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v.13, n. 3, p. 777-791, nov. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v13n3/08.pdf . Acesso: 20 de janeiro de 2011.

CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1996.

CRESSWELL, T. On the Move: mobility in the modern western world. New York: Routledge, 2006.

CRESSWELL, T. Seis temas na produção das mobilidades. In: SIMÕES, J. A.; CARMO, R. M. do. A produção das mobilidades: redes,espacialidades e trajectos. Lisboa: ICS, 2009.

CARRANO, Paulo. Jovens universitários: acesso, formação, experiências e inserção profissional. In: SPÓSITO, Marilia. Estado da arte sobre juventude na pós-graduação brasileira: educação, ciências sociais e serviço social (1999-2006), v. 1. Belo Horizonte: Argvmentvm,2009.

ESTANQUES, E. Cultura estudantil, “Repúblicas” e participação cívica na Universidade de Coimbra. In: PAIS, J. M. et al. (Orgs.). Jovens e rumos. Lisboa: ICS, 2011.

FREITAS, I. C. M.de. O transporte universitário e a constituição da identidade estudantil. In: Atas do VI Congresso Português de Sociologia - Mundos Sociais: saberes e práticas. Lisboa, 2008. Disponível em: http://www.aps.pt/vicongresso/pdfs/348.pdf. Acesso em: 10 de julho de 2013.

FREITAS, I. C. M.; MENEZES, Kímbelly Luisa Braga. Moradia e transporte estudantil: a experiência dos universitários da Região Norte do Ceará. Essentia, Sobral, a. 9, n. 2, p. 103-119, dez. 2007/maio 2008.

FREITAS, Isaurora Cláudia Martins de. “Repúblicas estudantis: a forma mais autêntica de viver o jeito universitário. In: FREITAS, N. A.;FREITAS, I. C. M. de; MOTA, F. A. (Orgs.). Olhares sobre o Norte do Ceará: a contribuição das Ciências Sociais. Sobral: Edições Universitárias, 2012.

GALLAND, O. Les jeunes. Paris: Editions Découvert, 1985.

GOLDMAN, M. Antropologia contemporânea, sociedades complexas e outras questões. Anuário Antropológico/93, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1995.

GONÇALVES, S. A. Estado e Expansão do Ensino Superior Privado no Brasil: uma análise institucional dos anos de 1990. Educar em Revista, Curitiba, Editora UFPR, 2008, n. 31, p. 91-111. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=155014216007. Acesso em 20 de março de 2011.

GRUEL, L.; GALLAND, O.; HOUZEL, G. (Orgs.) Les étudiants en France: histoire et sociologie d’une nouvelle jeunesse. Paris: PU Rennes, 2009.

MARGULIS, M.; URRESTI, Marcelo. La Juventud es más que una palabra. In: MARGULIS, Mario (Org.). La juventud es más que una palabra. Buenos Aires: Biblos, 1996.

PAIS, José Machado. Culturas juvenis. 2. ed. Lisboa: Imprensa Nacional / Casa da Moeda, 2003.

PEREIRA, Thiago Ingrassia. Classes populares no ensino superior brasileiro: desafios políticos e pedagógicos. In: BENINCÁ, Dirceu (Org.). Universidade e suas fronteiras. São Paulo: Outras Expressões, 2011.

PEREIRA, Thiago Ingrassia. Desigualdade social e universidade: um exame crítico da expansão das vagas públicas no Brasil. Anais do XXXVIII Congresso Internacional da ALAS, Recife, UFPE, 2011.

PINTO, José Marcelino de Rezende. O Acesso à Educação Superior no Brasil. Educação e Sociedade, v. 25, n. 88, p. 727-756, Especial - Campinas, out. 2004, p. 727-756. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 20 de março de 2011.

SARDI, Jaime Antonio. Estratégias de autorregulação por estudantes universitários em ambiente de exacerbação do prazer. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 00, n. 15, jun./dez. 2000.

SEVERINO, A. J. O ensino superior brasileiro: novas configurações e velhos desafios. Educar, Curitiba, Editora UFPR, n. 31, p. 73–89,2008.

SILVA, Veruska Pereira da; CRUZ, Aracely Xavier da; AGUIRRE, Moisés Alberto Calle. Tipos de apoio social para o acesso e permanência na educação superior no Brasil. Anais do XXVIII Congresso da ALAS, Fronteiras abertas da América Latina, Recife-PE, 2011. Disponível em: http://www.starlinetecnologia.com.br/alas/arquivos/alas_GT25_Veruska_Pereira_da_Silva.pdf. Acesso em: 12 de novembro de 2011.

ROTHEN, José Carlos Rothen, BARREYRO, Gladys Beatriz. Avaliação da Educação Superior no Segundo Governo Lula: “Provão II” ou a reedição de velhas práticas? Educação Sociedade, Campinas, v.32, n. 114, p. 21-38, jan./mar. 2011. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>

VELHO, Gilberto. Individualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. 8. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

URRY, John. Mobilities. London: Polity, 2007.

WIRTH, Louis. O urbanismo como modo de vida. In: VELHO, Otávio G. (Org.). O fenômeno urbano. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.

ZAGO, Nadir. Prolongamento da escolarização nos meios populares e as novas formas de desigualdades educacionais. IN: PAIXÃO, L. P.; ZAGO, N. Sociologia da educação: pesquisa e realidade brasileira. Petrópolis, Rj: Vozes, 2007.

Downloads

Publicado

2013-06-10

Como Citar

MARTINS DE FREITAS, I. C. . (2013). JOVENS UNIVERSITÁRIOS DE CIDADES INTERIORANAS: modos de vida e projetos de futuro. Linguagens, Educação E Sociedade, (29), 323-356. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1353

Edição

Seção

Artigos