MAPEANDO O CONTEXTO DE INFLUÊNCIA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4310

Palavras-chave:

Políticas Educacionais;, Currículo;, BNCC;, Contexto de influência;

Resumo

Este trabalho tem como objetivo mapear o contexto de influência em que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi construída a partir da natureza complexa e controversa das políticas educacionais nessa conjuntura. A análise partiu da abordagem teórico-metodológica de Stephen Ball e colaboradores (Bowe; Ball; Gold, 1992), que analisam a política educacional a partir das tensões e das disputas no processo de produção da política. A metodologia deste estudo é de base qualitativa e partiu do instrumento de análise documental. Evidenciamos a amplitude das redes de agências multilaterais atuantes na proposta da BNCC, e a gama de organismos nacionais e internacionais que produziram discursos e textos como mecanismos de manobra a fim de conduzir o processo de aprendizagem as necessidades do mercado. Sendo assim, buscamos contribuir com o contínuo debates/ problematizações acerca dos desdobramentos da implementação da BNCC, a qual estabelece uma política de currículo.

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Biografia do Autor

Adriege Matias Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2018), Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2020) e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Paraíba na linha de Políticas Educacionais. Membro do grupo de pesquisa Currículo e Práticas Educativas e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, políticas educacionais, educação do campo e formação de professores.

Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Possui Licenciatura em Pedagogia (1994), mestrado em Educação (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2012). Realizando estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO (2023). Atualmente é professora da Universidade Federal da Paraíba, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação-UFPB. Editora da Revista Espaço do Currículo. Credenciada. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares; membro dos Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Práticas Educativas; Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos e Grupo de Pesquisa Currículos, Cotidianos, Culturas e Redes de conhecimentos - UFES. Faz parte da Rede Latino-Americana de Estudos Epistemológicos em Política Educacional.

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Publicado

2024-05-03

Como Citar

Matias Rodrigues, A., & Rodrigues, A. C. da S. (2024). MAPEANDO O CONTEXTO DE INFLUÊNCIA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR . Linguagens, Educação E Sociedade, 28(57), 1–23. https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4310

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