AS INFLUÊNCIAS DO ENADE NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO EM CURSOS SUPERIORES DE ADMINISTRAÇÃO EM SANTOS/SP

Autores

  • LEANDRO GONÇALVES MARTINS Universidade Católica de Santos
  • PAULO ANGELO LORANDI Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Docente universitário, Formação docente, Ensino superior, Práticas pedagógicas

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar a influência do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), na prática docente universitária. Visa assim compreender, com uma interpretação sociológica, e dentro do contexto das IES privadas, as principais influências que o ENADE pode trazer para a prática docente universitária, na percepção dos professores pesquisados, expondo a percepção e o entendimento destes sobre o exame e ainda analisa o que estes têm sentido e alterado às suas práticas, em decorrência desta avaliação externa. Selecionaram-se quatro IES privadas localizadas na cidade de Santos SP para serem pesquisadas. Os docentes participantes atuam no curso superior em administração de suas respectivas instituições. Dias Sobrinho, Sguissardi e Boaventura Santos referenciam o contexto universitário brasileiro relatado. A análise sociológica do discurso (ASD), baseada em Ibáñez e Ruiz Ruiz, foi escolhida como técnica de análise. Os conceitos de ethos, habitus, campo e violência simbólica de Bourdieu contribuíram na análise realizada nesta pesquisa, buscando melhor compreender as falas e as ações sociais do contexto exposto. Os resultados mostram algumas das percepções que os investigados possuem sobre as influências sentidas provenientes do ENADE, dentre elas destacam-se: modificações no formato de questões e avaliações para adequação ao modelo proposto pelo exame; e ainda mudanças nos planos de ensino e nos conteúdos programáticos por conta desta avaliação. Questiona-se sobre a efetividade do ENADE para além dos fins quantitativos. Não se objetiva concluir, simplesmente, se este modelo avaliativo é bom ou ruim para as universidades ou os docentes envolvidos, mas sim apresentar que esta avaliação traz influências nas práticas docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LEANDRO GONÇALVES MARTINS, Universidade Católica de Santos

Mestre em Educação pela Universidade Católica de Santos. Professor da Esamc Santos e Unip Santos.

PAULO ANGELO LORANDI, Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor do Programa de Mestrado em Educação da Unisantos. 

Referências

BERNHEIM, C. T.; CHAUÍ, M. de S. Desafios da universidade na sociedade do conhecimento: cinco anos depois da conferência mundial sobre educação superior. Brasília: UNESCO, 2008.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

BOURDIEU, P. O que falar quer dizer: A economia das trocas linguísticas. 2. ed. São Paulo: Ed.USP, 1998.

BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.

BOURDIEU, P. Meditações pascalianas. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

BOURDIEU, P. Escritos da educação. Organização de Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani. 14. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de Outubro de 1988. Brasília, DF.

______. E-MEC. Instituições de Educação Superior e Cursos Cadastrados. Disponível em: <http://emec.mec.gov.br/>. Acesso em: 19 dez. 2014.

______. Lei n. 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Brasília, DF.

______. Manual ENADE 2014, 2014a. INEP: Brasília, DF.

______. INEP. Censo da Educação Superior: resumo técnico: 2012. Brasília: INEP, 2014.

CALDERÓN, A. I. Repensando o papel da universidade. Revista ERA, São Paulo,v. 44, p. 104-108, abr./jun. 2004.

DIAS SOBRINHO, J. Avaliação: políticas educacionais e reformas da educação superior. São Paulo: Cortez, 2003.

GATTI, B. A. Formação continuada de professores: a questão psicossocial. Cadernos de Pesquisa, n. 119, p. 191-204, jul. 2003.

GOMES, R. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: DESLANDES, S. F. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 33. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

MARX, K. O Capital. 2. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

MAUÉS, O. A reconfiguração do trabalho docente na educação superior. Educar em Revista, Curitiba, n. especial 1, p. 141-160, 2010.

MASETTO, M. T.; GAETA, C. Docência com Profissionalidade no Ensino Superior. Brazilian Geographical Journal: Geosciences and Humanities research medium, Ituiutaba, v. 4, Special Issue 1, p. 299-310, jul./dez. 2013.

MINAYO, C. de S. Trabalho de campo: contexto de observação, interação e descoberta. In: DESLANDES, Suely Ferreira. Pesquisa Social: teoria, método criatividade. 33. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. Porto, PT: Porto, 1999.

ROLDÃO, M. do C. N. Profissionalidade docente em análise – especificidades do ensino superior e não superior. Nuances: estudos sobre educação, ano XI, v. 12, n. 13, jan./dez. 2005.

SANTOS, B. de S. A Universidade no Século XXI: Para uma Reforma Democrática e Emancipatória da Universidade. In: SANTOS, B. de S.; ALMEIDA FILHO, N. de. A Universidade no Século XXI: Para uma Universidade Nova. Coimbra, 2008.

SANTOS, S. D. M. dos. A precarização do trabalho docente no Ensino Superior: dos impasses às possibilidades de mudanças. Educar em Revista, Curitiba, n. 46, p. 229-244, out./dez. 2012.

SEVERINO, A. J. Expansão do Ensino Superior: Contextos, Desafios, Possibilidades. Avaliação, Campinas, v. 14, n. 2, p. 253- 266, jul. 2009.

SGUISSARDI, V. Modelo de expansão da educação superior no Brasil: predomínio privado/mercantil e desafios para a regulação e a formação universitária. Educ. Soc., Campinas, v. 29, n. 105, p. 991-1022, set./dez. 2008.

SGUISSARDI, V. Universidade brasileira no Século XXI. São Paulo: Cortez, 2009.

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, n. 13, jan./fev./mar./abr. 2000.

Downloads

Publicado

2017-04-30

Como Citar

GONÇALVES MARTINS, L. ., & LORANDI, P. A. . (2017). AS INFLUÊNCIAS DO ENADE NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO EM CURSOS SUPERIORES DE ADMINISTRAÇÃO EM SANTOS/SP . Linguagens, Educação E Sociedade, (36), 05-28. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1217

Edição

Seção

Artigos