DO DISCURSO INSTITUCIONAL DA CONFCOTAS NA UNEB À POLÍTICA DE COTAS NOS EDITAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.4129

Palavras-chave:

Ensino Superior, Discurso, UNEB, Cotas, Bolsa

Resumo

Este estudo tem como objetivo principal analisar o discurso institucional da Universidade do Estado da Bahia nas edições da Conferência de Estudantes Cotistas (CONFCOTAS) e como isso se desdobra nos Editais do Programa Afirmativa para concessão de bolsas de extensão e pesquisa. Realizou-se uma pesquisa de análise documental, com base interpretativa vinculada à análise do discurso (AD). Foram analisados os relatórios finais da I e II CONFCOTAS, assim como, as proposições e imagens presentes nesses relatórios. Analisaram-se também todos os editais do Programa Afirmativa. A partir da leitura e análise dos documentos (verbais e não verbais) citados anteriormente, a pesquisa constatou que a UNEB não apenas oportunizou o acesso de pessoas pobres, negras, indígenas, LGBTQIA+, entre outras, ao Ensino Superior, como também buscou dialogar e propor políticas que contribuam com a permanência dessas pessoas no espaço universitário. A CONFCOTAS representa, no mínimo, uma ação democrática, inclusiva e afirmativa por parte da universidade para com os/as estudantes cotistas porque eles/as tiveram a chance de falar de suas experiências pessoais e contribuir para a criação de políticas que aperfeiçoam tanto o acesso de novos cotistas como as condições de permanência daqueles/as que foram inseridos/as. O Programa Afirmativa se mostra essencial para o desenvolvimento educacional dos/as estudantes cotistas, pois permite a imersão dos grupos minoritários aos lugares “privilegiados” da academia, que é o caso, por exemplo, da iniciação científica.

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Biografia do Autor

Gean César dos Santos Nogueira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). E-mail: geanncessar@gmail.com

Tatyanne Gomes Marques, Universidade do Estado da Bahia

Doutora e Mestre em Educação pela FaE/UFMG. Professora no Departamento de Educação - DEDC/ Campus XII da Universidade do Estado da Bahia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED/UESB. Pesquisadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE). Guanambi, Bahia, Brasil. E-mail: tmarques@uneb.br

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Publicado

2023-06-02

Como Citar

Santos Nogueira, G. C. dos, & Gomes Marques, T. . (2023). DO DISCURSO INSTITUCIONAL DA CONFCOTAS NA UNEB À POLÍTICA DE COTAS NOS EDITAIS. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(54), 275–303. https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.4129

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