O TRABALHO EDUCATIVO COM PROJETOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.4127

Palavras-chave:

Educação Campesina, Pedagogia da Alternância, Pedagogia Histórico-Crítica, Sequência Dialética, Teoria Crítica

Resumo

A partir da luta dos movimentos sociais do campo, foram idealizadas leis e políticas públicas destinadas às populações camponesas, como a Educação do Campo, assegurando a esses sujeitos suas especificidades e necessidades. Essas iniciativas no Brasil datam de menos de três décadas. Faz-se necessário um processo de (re)afirmação dessas políticas e da valorização permanente do campo, sendo a educação uma condição humana fundamental nesse processo. Não qualquer tipo de educação, mas aquela pensada pelo/para/com os próprios camponeses, com viés crítico. O objetivo deste artigo é discutir o trabalho educativo com projetos para a Educação do Campo, fundamentado nos estudos produzidos sobre a Educação do Campo, suas bases legais, a Pedagogia Histórico-Crítica e a Pedagogia da Alternância. Especificamente, apresenta-se uma proposta pedagógica de trabalho educativo com projetos para a Educação do Campo. O referencial teórico teve como base os estudos de Caldart (2019), Saviani (1983; 2016) e Vasconcellos (2014a e 2014b), entre outros. Esta proposição atingiu sua intencionalidade de relação teórico-prática com a proposta pedagógica de trabalho educativo com projetos para a Educação do Campo, focalizando nos aspectos primordiais dos modos de ser e viver no/do campo. Mostrou-se proveitosa oportunidade de criar uma proposta a ser aplicada nas escolas do campo, envolvendo os/as professores/as, os/as alunos/as, as famílias e a comunidade, para fortalecer o campo enquanto espaço de vida e de trabalho de sujeitos sociais. Espera-se ampliar os espaços de discussão, renovação de ideias e materialização dos princípios, conceitos e práticas da Educação do Campo, sobretudo, uma valorização da identidade campesina.

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Biografia do Autor

Wirla Risany Lima Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Adjunta do DMTE no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, Piauí.

Disnah Barroso Rodrigues, Universidade Federal do Piauí

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Adjunta do DMTE no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, Piauí, Brasil. E-mail: disbarroso@ufpi.edu.br 

Keylla Rejane Almeida Melo, Universidade Federal do Piauí

Doutorado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora Adjunta no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, Piauí, Brasil. E-mail: keyllamelo@ufpi.edu.br.

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Publicado

2023-06-02

Como Citar

Carvalho, W. R. L., Barroso Rodrigues, D. ., & Almeida Melo, K. R. . (2023). O TRABALHO EDUCATIVO COM PROJETOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(54), 79–108. https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.4127

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