EDUCAÇÃO INTERCULTURAL COMO POSSIBILIDADE DE RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.3993

Palavras-chave:

Inclusão na Educação, Diferenças, Diversidade, Educação Intercultural

Resumo

O Brasil é um país cuja construção histórica está marcada pela segregação e exclusão de diferentes grupos sociais, inferiorizados por uma perspectiva neocolonial de sociedade que, hegemônica e eurocêntrica, nega a estes coletivos direitos básicos, como a educação. Entretanto, nas últimas décadas, diversos grupos identitários, lutando contra os padrões hierarquizantes dessas relações de poder, fizeram valer na legislação diversas conquistas no que refere ao reconhecimento dos seus direitos sociais. Este artigo objetiva aprofundar o debate sobre a questão das diferenças e da diversidade na educação e sobre como elas podem ser abordadas nos ambientes educacionais de uma perspectiva inclusiva. Para tanto, analisa os conceitos de diferença e diversidade, em seus múltiplos sentidos e relações com a construção das identidades e categorização das diferenças. Na sequência, descreve as contribuições dos movimentos sociais para o reconhecimento das diversidades e diferenças na sociedade brasileira, bem como suas contribuições para avanços na legislação educacional. E, ao examinar a presença de diversidades e diferenças na estrutura educacional brasileira, argumenta sobre a perspectiva intercultural crítica enquanto possibilidade para problematizar a desigualdade nas relações de poder, questionar paradigmas educacionais padronizadores de corpos e mentes e, por conseguinte, criar condições para uma educação inclusiva, em diálogo permanente com a diversidade e de valorização das diferenças. Fundamentam o texto autores com perspectiva decolonial, dedicados ao debate sobre a construção das identidades a partir das diferenças, como Woodward (2000) Tadeu da Silva (2000) e Quijano (2005), além de estudiosos sobre a inclusão das diferenças na educação a partir de uma concepção intercultural crítica, como Sacristán (2002), Gomes (2007, 2011) e Candau (2012, 2020).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jairo José Tonet, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestrando em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Bacharel em Turismo e Licenciado em Geografia. Técnico Administrativo em Educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) e Professor da Educação Básica Pública Estadual de SC, Brasil. E-mail: jtonet@furb.br

Cíntia Régia Rodrigues, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutorado e Mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Coordenadora do Laboratório de Didática da História – LADIH/FURB, Blumenau, SC, Brasil.  E-mail: crrodrigues@furb.br

Stela Maria Meneghel, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Pós-doutorado pelo Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe - IESALC/UNESCO. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC, Brasil.  E-mail: smeneghel@furb.br

Referências

ABRAMOWICZ, A.; RODRIGUES, T. C.; CRUZ, A. C. J. da. A diferença e a diversidade na educação. Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar. São Carlos, Departamento e Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar, 2011, n. 2. p. 85-97.

ALMEIDA, M. L. de; SILVA, F. N. da. Inclusão Escolar: um diálogo sobre as concepções de diversidade e diferença presentes em uma escola. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 26, n. 3, p. 68–88, 2019. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12751. Acesso em: 15 jun. 2022.

ARGÔLLO, A. C. A. M. de. Direito à educação superior no Brasil: um olhar a partir do perfil de concluintes e do desempenho dos beneficiários de políticas de ação afirmativa no Enade (2018). 2022. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2022. Disponível em: https://bu.furb.br/consulta/novaConsulta/recuperaMfnCompleto.php?menu=esconde&CdMFN=368854. Acesso em: 10 fev. 2023.

AZEVEDO, C. B. CHARLOT, B. Educação e diversidade nas percepções de professores e gestores escolares. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 40-69, jan./mar. 2022. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/54688. Acesso em: 18 jun. 2022.

BANDEIRA, L.; BATISTA, A. S. Preconceito e discriminação como expressões de. violência. Revista Estudos Feministas. 2002; ano 10 (1), p. 119-141. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=38110107. Acesso em: 19 jun. 2022.

BAUMAN, Z. A Sociedade Individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

__________. Modernidade Líquida. 1ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BITTAR, E. C. B. Reconhecimento e direito à diferença: teoria crítica, diversidade e a cultura dos Direito Humanos. Revista da Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, [S. l.], v. 104, p. 551-565, 2009. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/view/67869. Acesso em: 18 jun. 2022.

BRAH, A. Diferença, diversidade, diferenciação. Cadernos Pagu, n. 26, p. 329–376, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644745. Acesso em: 25 jun. 2022.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2016. 496 p. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf Acesso em: 10 nov. 2022.

_______. Ministério da Educação. Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Brasília, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/rede-federal-inicial/#:~:text=Em%202019%2C%20a%20Rede%20Federal,e%20o%20Col%C3%A9gio%20Pedro%20II. Acesso em: 14 dez. 2022.

_______. Ministério da Educação. Trilhas da Educação. Novo Fies com juro zero viabiliza curso superior e ajuda estudantes a realizar seus sonhos. Brasília, 29 jun. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/33511-trilhas-da-educacao/65831-novo-fies-com-juro-zero-viabiliza-curso-superior-e-ajuda-estudantes-a-realizar-seus-sonhos. Acesso em: 20 jan. 2023.

CANDAU, V. M. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, p. 235-250, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698140011. Acesso em: 23 jun. 2022.

_____________. Diferenças, Educação Intercultural e Decolonialidade: temas insurgentes. Revista Espaço do Currículo, v. 13, n. Especial, p. 678–686, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/54949. Acesso em: 26 jun. 2022.

COLI, R. das N. Decolonialidade: ruptura com a hegemonia do conhecimento e reverberações na arte. Revista Farol, v. 17, n. 25, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/farol/article/view/35830. Acesso em: 29 set. 2022.

DIFERENÇA(S). In: Michaelis, Dicionário Brasileiro de Língua Portuguesa. Melhoramentos, 2022. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/diferen%C3%A7a. Acesso em: 29 jun. 2022.

DIVERSIDADE. In: Michaelis, Dicionário Brasileiro de Língua Portuguesa. Melhoramentos, 2022. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/diversidade/. Acesso em: 29 jun. 2022.

DOMINGUES, P. Movimento negro brasileiro: alguns apontamentos históricos. Tempo, Niterói, v. 12, n. 23, p. 100-122, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tem/a/yCLBRQ5s6VTN6ngRXQy4Hqn/?lang=pt. Acesso em: nov. 2022.

FLEURI, R. M. Intercultura e educação. Revista Brasileira de Educação, n. 23, p. 16-35, mai./jun./jul./ago. 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000200003. Acesso em: 15 jun. 2022.

GOMES, J. B. B. Ação afirmativa e princípio constitucional da igualdade: o direito como instrumento de transformação social: a experiência dos EUA. Rio de Janeiro: Renovar, 2001. 444 p.

GOMES, N. L. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. Brasília, DF: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 2007.

___________. O movimento negro no Brasil: ausências, emergências e a produção dos saberes. Política & Sociedade, v. 10, n. 18, p. 133-154, abr. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/2175-7984.2011v10n18p133. Acesso em: 10 nov. 2022.

GÓMEZ, A. L. P.; SACRISTÁN, J. G. Compreender e Transformar o Ensino. 4. ed. Porto Alegre: ARTMED, 1998.

HALL, S. Quem precisa da Identidade? In: TADEU DA SILVA, Tomaz. Identidade e Diferença: A Perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. 133 p.

JAKIMIU, V. C. de L. Extinção da SECADI: a negação do direito à educação (para e com a diversidade). Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, v. 2, n. 3, p. 115-137, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8149. Acesso em: 30 jun. 2022.

JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, D. (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. p. 17- 44.

KASSAR, M. C. M. Escola como espaço para a diversidade e o desenvolvimento humano. Educação e Sociedade, Campinas, v. 37, nº. 137, p. 1223-1240, out.-dez., 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/3pZfQcXscKP5rN6T94Pjfrj/?lang=pt#. Acesso em: 18 jun. 2022.

KUNRATH, Z. B..; CECCHETTI, E. Educação intercultural crítica e suas potencialidades para outra gestão escolar. ETD - Educação Temática Digital, v. 23, n. 3, p. 658–676, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8664215. Acesso em: 21 jan. 2023.

MENDONÇA, E. F. Educação em direitos humanos: diversidade, políticas e desafios. Retratos da Escola, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 255–263, 2013. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/303. Acesso em: 29 jun. 2022.

MOEHLECKE, S. As políticas de diversidade na educação no governo Lula. Cadernos de Pesquisa, v. 39, n. 137, maio/ago. 2009. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/cp/v39n137/v39n137a08.pdf. Acesso em: 20 jun. 2022.

MÜLLER, T. M. P.; SANTOS, J. L. R. Diversidade e diferença no espaço escolar: desafios para a educação inclusiva. História e Diversidade, v. 6, n. 1, p. 51–63, 2015. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/865. Acesso em: 13 jun. 2022.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: Edgardo Lander (org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais, perspectivas latino-americanas. Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina, set. 2005. p. 227-278. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/lander/pt/Quijano.rtf. Acesso em: 10 jul. 2022.

RODRIGUES, T. C.; ABRAMOWICZ, A. O debate contemporâneo sobre a diversidade e a diferença nas políticas e pesquisas em educação. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 39, n. 1, p. 15-30, jan./mar. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000100002. Acesso em: 14 jun. 2022.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez., 2006.

SACRISTÁN, J. G. A construção do discurso sobre a diversidade e suas práticas. In: ALCUDIA, Rosa et alli. Atenção à diversidade. Porto Alegre: ArtMed, 2002.

SANTOS, B. de S. Dilemas do nosso tempo: globalização, multiculturalismo e conhecimento. Entrevista com Boaventura de Sousa Santos por Luís Armando Gandin e Álvaro Moreira Hypolito. Currículo sem Fronteiras, v. 3, n. 2, p.5-23, jul./dez. 2003. Disponível em: http://www.boaventuradesousasantos.pt/documentos/curriculosemfronteiras.pdf. Acesso em: 15 nov. 2022.

SAVIANI, D. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. 39 ed. Campinas: Autores Associados, 2007.

SKLIAR, C. B. A educação e a pergunta pelos Outros: diferença, alteridade, diversidade e os outros “outros”. Ponto de Vista: revista de educação e processos inclusivos, n. 5, p. 37-49, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/pontodevista/article/view/1244. Acesso em: 13 mai. 2022.

TADEU DA SILVA, T. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e Diferença: A Perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. 133 p.

TAVARES, M.; GOMES, S. R. Multiculturalismo, interculturalismo e decolonialidade: prolegômenos a uma pedagogia decolonial. Dialogia, São Paulo, n. 29, p. 47-68, mai./ago. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5585/Dialogia.n29.8646. Acesso em: 16 nov. 2022.

TOURAINE, A. Igualdade e diversidade: o sujeito democrático. Bauru, SP: EDUSC, 1998. 110 p.

WALSH, C. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir, re-viver. In: CANDAU, V. Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: Sete letras, 2009, p. 12-42.

WITTKOWSKI, J. R. T.; MENEGHEL, S. M. Políticas de Ação Afirmativa na Educação Superior brasileira: entre conquistas e negações. Polyphōnía: Rev. Educ. Inclusiva, Santiago, Chile, v. 3, n. 3, p. 130-152, nov./dez. 2019. Disponível em: https://revista.celei.cl/index.php/PREI/article/view/313/246. Acesso em: 10 nov. 2022.

WOODWARD, K. Identidade e Diferença: Uma Introdução Teórica e Conceitual. In: TADEU DA SILVA, T. Identidade e Diferença: A Perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. 133 p.

Downloads

Publicado

2023-09-04

Como Citar

Tonet, J. J., Rodrigues, C. R., & Meneghel, S. M. (2023). EDUCAÇÃO INTERCULTURAL COMO POSSIBILIDADE DE RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(55), 1–30. https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.3993

Artigos Semelhantes

<< < 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.