ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR E DOMICILIAR: ACESSO À EDUCAÇÃO, SOB A PERSPECTIVA DE DIREITO HUMANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.3962

Palavras-chave:

Classe Hospitalar, Educação, Direito humano

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de evidenciar a importância do atendimento educacional hospitalar e domiciliar para os alunos afastados das atividades escolares que se encontram impedidos de frequentar a escola regular em decorrência de internação por motivos de tratamento de saúde no Brasil sob a perspectiva de direito humano. A educação é direito de todos, está previsto no artigo 6º da Constituição Federal de 1988 como um direito fundamental de natureza social, dever do Estado e da família, promovida e incentivada com a colaboração da sociedade. O desenvolvimento da pesquisa realizou-se através de uma pesquisa bibliográfica buscando na literatura assuntos, conceitos e definições sobre a temática que tratam sobre o assunto. O atendimento educacional hospitalar e domiciliar é uma modalidade de ensino que corrobora para o acesso à educação, que é um direito inalienável de todo cidadão, e a partir dessa investigação, foi possível constatar a possibilidade, a necessidade e a legitimidade do trabalho docente em espaços escolares e não escolares.

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Biografia do Autor

Sandra Santos Cerqueira, Faculdade da Baixada Fluminense - FEBF/Uerj

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação da Faculdade da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ)- 2023). Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Supervisão Escolar (2018). Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário da Cidade (2010). Realizou um trabalho de coordenação pedagógica na ONG "Jongo da Serrinha", no bairro de Madureira (RJ)-2011/2. Atualmente é professor II - Áreas integradas da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias (RJ).

Ediclea Mascarenhas Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva e Líder do Grupo de Pesquisa do CNPQ Produção de Materiais Didáticos Acessíveis para Alunos com Deficiências em Contextos Formais e Informais de Educação. Doutora em Ciências pela FIOCRUZ, Mestre em Educação pela UERJ, Psicóloga pela UFRJ e Pedagoga pela UNIGRANRIO. Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas, FEBF/UERJ do Mestrado em Diversidade e Inclusão e Doutorado em Ciências, Tecnologia e Inclusão da Universidade Federal Fluminense. 

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Publicado

2024-05-03

Como Citar

Santos Cerqueira, S., & Mascarenhas Fernandes, E. . (2024). ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR E DOMICILIAR: ACESSO À EDUCAÇÃO, SOB A PERSPECTIVA DE DIREITO HUMANO. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(57), 1–22. https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.3962

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