ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO INFANTIL: PENSANDO A PARTIR DA ABORDAGEM HISTÓRICA E DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Autores

  • CLEONICE MARIA TOMAZZETTI Universidade Federal de Santa Maria
  • DIOLINDA FRANCIELE WINTERHALTER Universidade Federal de Santa Maria
  • VÍVIAN JAMILE BELING Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6101

Palavras-chave:

Educação, Educação Infantil, Políticas Educacionais, Organização escolar, Ensino

Resumo

Este artigo surge a partir de reflexões desenvolvidas nos processos formativos no âmbito do curso de Mestrado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, que foram partilhadas no Grupo de Investigação e Estudos Contemporâneos em Educação e Infância - GIECEI. Com o objetivo de discutir questões históricas acerca da organização escolar, do currículo enquanto práticas escolares e das políticas públicas educacionais, em específico, para a Educação Infantil, toma-se como base autores referência neste campo teórico: Sacristán (1998); Teodoro (2006); Brandão (2007); Romão (2008); Kuhlmann Jr. (2010); Kramer (2011). Portanto, esta produção se constitui em pesquisa bibliográfica (Gerhardt e Silveira; 2009) a qual propõe uma reflexão teórica acerca da história da educação escolar no Brasil, tendo em vista a organização da Educação Infantil por meio das políticas educacionais e a materialização do currículo nas práticas escolares. Após este estudo, entende-se que a trajetória histórica percorrida é amplamente influente nas condições atuais do ensino; que as políticas públicas nacionais recebem influência externa em consequência de um processo de internacionalização do Estado; e que esta relação interfere diretamente na organização de todas as etapas da Educação, referindo-se também à Educação Infantil.

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Biografia do Autor

CLEONICE MARIA TOMAZZETTI, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE/UFSM. UFSCar/SP.

DIOLINDA FRANCIELE WINTERHALTER, Universidade Federal de Santa Maria

Pedagoga. Especialista em Gestão Educacional - UFSM. Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação /UFSM. 

VÍVIAN JAMILE BELING, Universidade Federal de Santa Maria

Pedagoga. Aluna do curso de Especialização em Gestão Educacional (UFSM). Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação /UFSM.

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Publicado

2016-02-20

Como Citar

TOMAZZETTI, C. M. ., WINTERHALTER, D. F. ., & BELING, V. J. . (2016). ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO INFANTIL: PENSANDO A PARTIR DA ABORDAGEM HISTÓRICA E DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Linguagens, Educação E Sociedade, (34), 195–213. https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6101

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