TRAJETÓRIA ESCOLAR NO QUILOMBO CHÁCARA DAS ROSAS: DA INVISIBILIDADE À BUSCA PELA AFIRMAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.3884

Palavras-chave:

Educação étnico-racial, Jovens quilombolas, Ensino Fundamental

Resumo

Neste artigo, discutimos o tema das relações étnico-raciais na trajetória escolar de jovens quilombolas do Quilombo Chácara das Rosas, situado no município de Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil. Nosso objetivo consiste em compreender as experiências de quatro jovens quilombolas na escola, quanto aos conteúdos relacionados aos saberes produzidos pelo Quilombo e às situações de discriminação escolar em suas trajetórias no Ensino Fundamental. Para isso, fundamentamo-nos em teóricos que discutem os conceitos de racismo estrutural, discriminação na escola, interculturalidade crítica e colonialidade do saber e optamos pelo viés metodológico qualitativo exploratório, utilizando como ferramentas para produção de dados a entrevista compreensiva e a análise de conteúdo. Verificamos que a ausência de conhecimento dos estudantes concernente à contribuição histórica das populações quilombolas como povos tradicionais no Brasil incide sobre a autopercepção dos jovens quilombolas e corrobora com situações de discriminação e invisibilidade destes na escola. Além disso, os momentos de reflexão acerca da história local direcionados à afirmação de suas identidades ocorrem majoritariamente por meio da oralidade, no interior do Quilombo, e não no meio escolar. Percebemos, ainda, que os jovens possuem dificuldades em identificar o racismo em seus aspectos estruturais, relacionando-o apenas à injúria racial, o que contribui para a retroalimentação da invisibilidade étnico-racial na escola e reflete experiências vivenciadas para além do ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Carina Malonn, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutoranda em Educação pelo PPGEDU/UNISINOS. Professora da Rede Estadual e Privada de Educação no município de Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Gestão Educacional/Escolar (PPGEe/UNISINOS). 

Rosangela Fritsch, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Pós-doutora em Educação pela Universidade do Porto. Pesquisadora e professora permanente do PPGEDU/UNISINOS, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Gestão Educacional/Escolar (PPGEe/UNISINOS). 

Darciel Pasinato, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisador e professor colaborador do PPGEDU/UNISINOS, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Gestão Educacional/Escolar (PPGEe/UNISINOS). 

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Publicado

2023-09-04

Como Citar

Malonn, C., Fritsch, R., & Pasinato, D. (2023). TRAJETÓRIA ESCOLAR NO QUILOMBO CHÁCARA DAS ROSAS: DA INVISIBILIDADE À BUSCA PELA AFIRMAÇÃO. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(55), 1–27. https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.3884

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