O TRANSPORTE ESCOLAR NAS RODAS DE CONVERSA DO FOPINECAF: DESAFIOS DE ACESSO DE ESTUDANTES ÀS ESCOLAS DO CAMPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.3724

Palavras-chave:

Educação do Campo, FOPINECAF, Transporte escolar, Escolas Rurais, Acesso e Permanência

Resumo

O artigo objetiva apresentar os desafios de acesso de estudantes às escolas do campo em relação ao transporte escolar do município de Parintins/AM. Trata-se de um estudo desenvolvido com apoio da pesquisa bibliográfica, observação participante e rodas de conversa do Fórum Parintinense de Educação do Campo, das Florestas e das águas Paulo Freire (FOPINECAF), realizadas entre 2017 a 2019, cuja metodologia baseia-se na escuta e diálogo com estudantes, pais, professores/as e trabalhadores/as do campo sobre realidade da Educação do Campo em Parintins. Os resultados evidenciam que em Parintins, o transporte escolar é predominante fluvial, tem interferência da dinâmica e ciclo das águas, são os processos do fenômeno natural que influencia o deslocamento dos estudantes e, embora este seja uma política importante para o acesso e permanência de estudantes de escolas do campo, há fragilidades na execução e acompanhamento dos serviços por parte da Secretária Municipal de Educação (SEME/PIN), no que se refere as condições precárias das embarcações, segurança e atendimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna dos Santos Prata, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda do Programa de Pós-graduação Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH/ UFAM) Humaitá, Amazonas Brasil. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA, 2020).

Érica de Souza, Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM), Manaus, Amazonas Brasil. Mestra em Educação pelo PPGE/UFAM (2022). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA, 2014). Bolsista FAPEAM. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa do CNPq "Educação do Campo, Currículo e Formação de professores/as na Amazônia".

Eulina Maria Leite Nogueira , Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação pela  Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Atua no Programa de Pós-graduação Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH/ UFAM) Humaitá, Amazonas - Brasil.

 

Referências

ARROYO, M. G. Políticas de formação de educadores (as) do Campo. Caderno CEDES, v. 27, n. 72, p. 157-176, maio/ago. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/jL4tKcDNvCggFcg6sLYJhwG/?format=pdf. Aceso em: 02 jan, 2022.

BRASIL. Lei nº10880, 9 de junho de 2004. Institui o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar-PNATE e o Programa de Apoio aos sistemas de Ensino para Atendimento a Educação de Jovens e Adultos, dispõe sobre o repasse de recursos financeiros do Programa Brasil Alfabetizado, altera o art. 4º da LEI nº 9. 424, de 24 de dezembro de 1996, e dá outras providencias. Brasília, DF. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 2004. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2004/lei-10880-9-junho-2004-532613-normaatualizada-pl.html. Acesso em: 04 nov, 2022.

BRASIL. Resolução/CD/FNDE nº 3, de 28 de março de 2007. Cria o Programa Caminho da Escola. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/caminho-da-escola/legislacao/ResoluoCDFNDEn3de28demarode2007.pdf. Acesso em: 06. Jun, 2022.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Fede¬rativa do Brasil. Brasília. DF: Senado, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/const ituicao/constituicao.htm. Acesso em: 04 nov, 2022.

BRASIL. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l 9394.htm. Acesso: 04 nov, 2022.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto – Portugal: Porto Editora, 1994.

CARMO, E. S. D. A nucleação das escolas do campo no município de Curralinho− arquipélago do Marajó: limites, contradições e possibilidades na garantia do direito à educação (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Pará, Belém, 2016.

CARMO, E. S. D.; CUNHA, F. F. da; PRAZERES, M. S. C. dos. Transporte escolar na Amazônia: uma análise dos condicionantes de acesso de estudantes ribeirinhos à escola do campo. Revista Brasileira de Educação do Campo, [S. l.], v. 5, p. e6897, 2020. DOI: 10.20873/uft.rbec.e6897. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/6897. Acesso em: 12 mai. 2022.

CALDART, R. S. Por uma Educação do Campo: Traços de uma identidade em construção. In: KOLLING, E. J.; Cerioli, P.C. (Org) Por uma educação do Campo: identidade e políticas públicas, 2002, p. 18-25

CHIZZOTTI, A. Pesquisas Qualitativas em Ciências Humanas e Sociais. Petrópolis, R.J.: Vozes, 2008.

TRIVINOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

FRAXE, T. J. P.; Pereira, H. S.; Witkoski, A. C . Comunidades ribeirinhas amazônicas: modos de vida e uso dos recursos naturais. Manaus: EDUA, 2007.

FREIRE, P . Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1987.

GAVIOLI, E. V. O cotidiano das crianças usuárias do transporte escolar e a educação do campo em Buritis/RO. 2016, 64 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2016.

IBGE (2022). Parintins. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/am/parintins.html. Acesso em: 04 nov, 2022

PRATA, B. dos S.; SILVA, S. S. A educação do campo em Parintins nas rodas de conversa no FOPINECAF: FIELD EDUCATION IN PARINTINS ON THE TALKING WHEELS AT FOPINECAF. Educação em Revista, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 61–78, 2022. DOI: 10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p61-78. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/13028. Acesso em: 12 mai. 2022.

SILVA, S. S. Políticas de Formação Inicial de Professores do Campo em Parintins: contextos e contradições. 2017. 227 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.

SOUZA, É. S. S. As políticas públicas de formação continuada de professores/as das escolas do campo: estudo na comunidade do Tracajá numa escola municipal de Parintins-AM. 2022. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM).

VASCONCELOS, M. E. Educação do Campo no Amazonas: história e diálogos com as territorialidades das águas, das terras e das florestas. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

Downloads

Publicado

2023-06-02

Como Citar

dos Santos Prata, B., de Souza, Érica ., & Maria Leite Nogueira , E. . (2023). O TRANSPORTE ESCOLAR NAS RODAS DE CONVERSA DO FOPINECAF: DESAFIOS DE ACESSO DE ESTUDANTES ÀS ESCOLAS DO CAMPO. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(54), 254–274. https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.3724

Artigos Semelhantes

<< < 70 71 72 73 74 75 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.