O TRANSPORTE ESCOLAR NAS RODAS DE CONVERSA DO FOPINECAF: DESAFIOS DE ACESSO DE ESTUDANTES ÀS ESCOLAS DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.3724Palavras-chave:
Educação do Campo, FOPINECAF, Transporte escolar, Escolas Rurais, Acesso e PermanênciaResumo
O artigo objetiva apresentar os desafios de acesso de estudantes às escolas do campo em relação ao transporte escolar do município de Parintins/AM. Trata-se de um estudo desenvolvido com apoio da pesquisa bibliográfica, observação participante e rodas de conversa do Fórum Parintinense de Educação do Campo, das Florestas e das águas Paulo Freire (FOPINECAF), realizadas entre 2017 a 2019, cuja metodologia baseia-se na escuta e diálogo com estudantes, pais, professores/as e trabalhadores/as do campo sobre realidade da Educação do Campo em Parintins. Os resultados evidenciam que em Parintins, o transporte escolar é predominante fluvial, tem interferência da dinâmica e ciclo das águas, são os processos do fenômeno natural que influencia o deslocamento dos estudantes e, embora este seja uma política importante para o acesso e permanência de estudantes de escolas do campo, há fragilidades na execução e acompanhamento dos serviços por parte da Secretária Municipal de Educação (SEME/PIN), no que se refere as condições precárias das embarcações, segurança e atendimento.
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