EDUCAÇÃO E DESIGUALDADES DIGITAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID 19: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i53.3667

Palavras-chave:

Desigualdade digital; Covid-19; Educação; Políticas Públicas

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a produção científica acerca das desigualdades digitais e sua repercussão no acesso à educação, no contexto da pandemia da Covid-19. Trata-se de uma revisão bibliográfica de trabalhos indexados nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Portal de Periódicos CAPES, no período de 2020 e 2021. Compõe a amostra do estudo sete artigos, dos quais por meio da análise de conteúdo foram construídas seis categorias. A pesquisa evidencia que no período da pandemia da Covid-19   as desigualdades digitais limitaram o acesso à educação como direito social, sobretudo de estudantes mais pobres e aponta a necessidade de políticas públicas mais eficientes para a resolução do problema da exclusão digital, que é reflexo das desigualdades sociais. Faz-se necessário que a conexão digital gratuita e universal seja tratada como um direito cidadão.

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Biografia do Autor

Adriano França, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Tem experiência na área da comunicação organizacional, com ênfase em jornalismo, redação e assessoria de imprensa.  Atualmente é doutorando em Filosofia pela UCS. Atuou como assessor de comunicação da Unoesc e do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul.

Neiva Furlin, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Pós-doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com doutorado sanduíche na Universidade Nacional Autónoma de México (UNAM); graduada em Ciências Sociais pela UFPR. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (NUPE) e líder do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania (GEPPeC). Rua Getúlio Vargas, 2125 - Bairro Flor da Serra, Joaçaba – SC,  CEP 89600-000 

 E-mail: neiva.furlin@unoesc.edu.br

 

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Publicado

2023-03-24

Como Citar

França, A., & Furlin, N. (2023). EDUCAÇÃO E DESIGUALDADES DIGITAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID 19: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(53), 300–326. https://doi.org/10.26694/rles.v27i53.3667

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