PESQUISA-FORMAÇÃO INTERVENTIVA COM EDUCADORAS E EDUCADORES DE MEDIDA DE INTERNAÇÃO DA SOCIOEDUCAÇÃO: QUAL A PROFISSIONALIDADE?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3626

Palavras-chave:

Educadores de medidas, Socioeducação, Profissionalidade, Pesquisa-formação

Resumo

Este texto trata de uma investigação defendida no Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), da Universidade do Estado da Bahia. Teve como objetivo compreender a profissionalidade da educadora e educador de medidas socioeducativas a partir da pesquisa-formação interventiva, na intenção de potencializar a prática profissional, atendendo às novas demandas da socioeducação. Traz como questão: de que maneira os educadores e educadoras de medida socioeducativa da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (CASE) – Salvador percebem a sua profissionalidade diante das novas demandas da socioeducação? Trata-se de uma pesquisa de natureza interventiva, a partir da metodologia da pesquisa-formação, usando como dispositivo o Grupo Reflexivo de Mediação Biográfica (GRMB), mesclado com temas formativos relacionados a atividade de trabalho destes educadores. O locus da investigação foi a Comunidade de Atendimento Socioeducativo de Salvador (CASE). Em linhas gerais, a pesquisa demonstrou que a profissionalidade do educador e da educadora está em construção a partir de um intenso processo conscientizador do ser educadora e educador de adolescentes em privação de liberdade, considerando que a experiência no trato com esses adolescentes dá sentidos a profissão, bem como o compromisso político entre eles, a aprendizagem e a própria socioeducação. O cotidiano de trabalho com todos seus desafios educativos, sociais e políticos tornam estes educadores protagonistas de sua profissionalidade em construção e reconstrução no intuito de ser mais, freirianamente falando.

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Biografia do Autor

Adriana Santos Barboza, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação de Jovens e Adultos, Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Educadora de Medida de Internação, Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC), Bahia. 

Antonio Pereira, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação, Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Editor Científico da Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos (RIEJA)/UNEB/MPEJA, Salvador, Bahia, Brasil.

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

Barboza, A. S., & Pereira, A. (2022). PESQUISA-FORMAÇÃO INTERVENTIVA COM EDUCADORAS E EDUCADORES DE MEDIDA DE INTERNAÇÃO DA SOCIOEDUCAÇÃO: QUAL A PROFISSIONALIDADE?. Linguagens, Educação E Sociedade, 26(52), 528–558. https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3626

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