O IMPACTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCENCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI NA EDUCAÇÃO

Autores

  • ANTONIA DALVA FRANÇA-CARVALHO Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Pibid, Educação, Formação de professores, Ação-Reflexão-Ação

Resumo

Este trabalho aborda sobre a avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no âmbito da Universidade Federal do Piauí. O Programa é financiado pelo MEC/CAPES e objetiva valorizar o magistério e estimular para a docência antecipando o vínculo entre os futuros professores e as salas de aula da rede pública. O modus operandis é realizado através da reflexãoação (Habermas, 1982; Giroux, 1997; Stenhouse; 1999; Dewey, 2002; Schön, 2002; Tardif, 2002; Zeichner, 2002), centrando-se no eixo do saber fazer. Neste caso a metodologia aproxima-se do método clínico para fomentar a aquisição de habilidades e competências do trabalho docente, possibilitando a construção da identidade de ser professor fundada em uma epistemologia práticoreflexiva com contornos emancipatórios. Nossa análise evidenciou que os impactos do Pibid, no desenho projetado pela UFPI, incidem sobre todos os sujeitos que estão alocados nas dimensões onde o projeto atua. Na educação superior, quando favorece a construção do ethos profissional docente aliando teoria e prática e assim promovendo a formação docente com base em uma nova epistemologia da prática profissional. E, na educação básica, quando fomenta aprendizagem significativas de procedimentos, conceitos e atitudes em alunos e professores, convergindo para a melhoria do ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANTONIA DALVA FRANÇA-CARVALHO, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação, Currículo e Ensino pela Universidade Federal do Ceará. Professora Adjunta da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Coordenadora Institucional do PIBID da UFPI.

Referências

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Parecer normativo, n. 009/2001 de 08 de maio de 2001. Relatora: Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira. MEC/SESU. Brasília-DF, 2001.

______. Resolução CNE/CP, n. 1 de 18 de fevereiro de 2002.

______. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 5 ed. São Paulo: Cortes, 2001.

DEWEY, John. Experiência y educación. Tradução Lourenço Luzuriada. Madrid: Biblioteca Nueva, 2004.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 29. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

GONÇALVES, T. O; GONÇALVES, T.V.O. Reflexões sobre uma prática docente situada: buscando novas perspectivas para a formação de professores. In: CORINTA M. G. G; DARIO, F. e ELISABETE M. de A. P. Cartografias do trabalho docente. Campinas-SP: Mercado das Letras, 1998.

HABERMAS, Jurgen. Consciência Moral e Agir Comunicativo. Rio de Janeiro. Tempo Brasileiro.1982.

_______. Teoría de la acción comunicativa. Racionalidad de la acción y la racionalización social. 4. ed. Tradução Manuel Jimenez Redondo. Buenos Aires: Taurus,2003.

MINAYO, Maria C. de S. (Org.). Pesquisa social. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

MELLO, Guiomar Namo de. Magistério de 1º grau: da competência técnica ao compromisso político. São Paulo: Cortez; Campinas: Autores Associados, 1982.

PERRENOUD, Philippe. Dez Novas competências para ensinar. Porto Alegre: ARtMed, 2000.

STENHOUSE, La investigación com base de la ensiñanza. Madrid. Ediciones Morata,1999.

SCHÖN, Donald. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução Roberto Cataldo Costa. São Paulo: Artes Médicas, 2000.

ZEICHNER, M. K. Para além da divisão entre professor pesquisador e pesquisador acadêmico. In: CORINTA M. G. G; DARIO, F. e ELISABETE M. de A. P. Cartografias do trabalho docente. Campinas-SP: Mercado das Letras, 1998.

ZEICHNER, Kenneth M. e DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social. Cad. Pesqui., vol.35, no.125, p.63- 80, maio/ago. 2005.

Downloads

Publicado

2014-10-28

Como Citar

FRANÇA-CARVALHO, A. D. . (2014). O IMPACTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCENCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI NA EDUCAÇÃO. Linguagens, Educação E Sociedade, (31), 250-268. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1311

Edição

Seção

Artigos