NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO NA ATUAÇÃO DOS THINK TANKS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i53.3439

Palavras-chave:

Think tanks, Educação, Crise estrutural do capital, Neoliberalismo

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de um estudo teórico e revisão de literatura sobre a organização e disseminação de think tanks com atuação em âmbito internacional e sua atuação no direcionamento dos rumos da educação pública brasileira. Para tanto, definimos os seguintes objetivos de pesquisa: situar as políticas neoliberais no âmbito das medidas de ajustes da crise estrutural do capital; caracterizar o movimento de expansão de think tanks; e compreender a atuação dos think tanks no processo de propagação do pensamento neoliberal e seus impactos no campo educacional. Apesar de não haver um consenso estabelecido sobre a definição do que vêm a ser essas instituições, os think tanks têm sido apresentados como as instituições que mais exercem influência no cenário político global, seja em nível interno ou externo. Trata-se de estruturas bastante complexas, organizadas e abrangentes, chegando a ser reconhecidas como tanques de ideias. No que se refere aos pressupostos teórico-metodológicos utilizados para realização deste trabalho, é importante enfatizar que adotamos como base o Materialismo Histórico e Dialético, por entendermos que essa perspectiva nos fornece os fundamentos necessários para compreendermos a relação capital e trabalho, bem como suas reverberações no sistema educacional.

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Biografia do Autor

Maria Gorete Rodrigues de Amorim, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará-UFC, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca, Licenciada em Estudos Sociais, membro do Núcleo de Estudos e pesquisas em Educação e Emancipação Humana - NESPEM.

Ranielly da Silva dos Santos, Universidade Federal do Piauí

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí, bolsista CNPq/UFPI. Campus Universitário Petrônio Portella, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Emancipação Humana - NESPEM.

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Publicado

2023-03-24

Como Citar

de Moura Santos, M. E., Rodrigues de Amorim, M. G., & da Silva dos Santos, R. (2023). NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO NA ATUAÇÃO DOS THINK TANKS. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(53), 171–195. https://doi.org/10.26694/rles.v27i53.3439

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