A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NAS ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS DO PIAUÍ: OS IMPACTOS NA PROPOSTA PEDAGÓGICA E CURRICULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3384

Palavras-chave:

Educação do Campo, Pedagogia da Alternância, BNCC, Ensino Médio

Resumo

Este texto tem o objetivo analisar as mudanças ocorridas na proposta curricular das Escolas Famílias Agrículas do Piauí a partir da implementação da Base Nacional Curricular (BNCC) do Ensino Méio, buscando evidenciar os impactos da reforma curricular no projeto de formação destas instituições de ensino. Com base nos aportes teóricos da pesquisa qualitativa, de cunho documental, fizemos uma análise dos referenciais curriculares e documentos que orientaram o processo de implementação da BNCC no Ensino Médio Integrado à Educação Técnica e Profissional, focando principlamente no estudo das matrizes curriculares utilizadas pelas EFAs, antes e após a implementação da BNCC. Os resultados demonstram que houve uma redução na carga horária dos componentes curriculares, tanto da formação geral quanto da parte técnica, evidenciando uma tendência de fragilização da formação teórica dos jovens, em detrimento de uma proposta de educação associada às atividades práticas e ao desenvolvimento de competênicas e habilidades relacionadas ao saber-fazer, fruto do caráter neotecnista das reformas curriculares.

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Biografia do Autor

Elmo de Souza Lima, Universidade Federal do Piauí

Pós-doutor em Ciências Sociais na Universidade de Coimbra. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com Doutorado Sanduíche na Università degli Studi di Verona (Itália). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFPI) e  coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (NUPECAMPO). E-mail: elmolima@gmail.com.

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

de Souza Lima, E. . (2022). A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NAS ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS DO PIAUÍ: OS IMPACTOS NA PROPOSTA PEDAGÓGICA E CURRICULAR. Linguagens, Educação E Sociedade, 26(52), 219–248. https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3384

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