JUVENTUDE RURAL EM UM TERRITÓRIO DE INCERTEZAS: QUESTÕES PARA A EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.3131

Palavras-chave:

educação, juventude rural, território

Resumo

Este artigo aborda algumas questões relativas à educação de jovens moradores da zona rural, problematizando o território em que estão inseridos e os desafios postos pelo contexto em que vivem. O estudo foi realizado na região sudeste do estado de Goiás, território marcado pelo avanço do agronegócio, pela exploração de mineradoras, mas também pela resistência de camponeses que sobrevivem do que produzem na agricultura familiar. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida com estudantes do ensino médio e superior e aponta como questão central a necessidade de um encontro entre a escola e o território; a escola e as famílias; a escola e as juventudes rurais. Os jovens entrevistados evidenciaram que, nas condições postas, o quão difícil é acessar a escola; estar na escola; se sentir bem na escola e construir um projeto de escolarização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Zenaide Alves, Universidade Federal de Catalão

Doutora em Educação (UFMG). Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Catalão, Goiás, Brasil.

Referências

ARROYO, Miguel. Outros sujeitos. Outras pedagogias. Petrópolis: Vozes, 2012.

BOURDIEU, Pierre. A reprodução. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998.

ALVES, Maria Zenaide. Crescendo longe demais das capitais: um olhar sobre a juventude de um município rural mineiro. In: LEÃO, Geraldo; ANTUNES-ROCHA, Isabel. Juventudes do campo. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

ALVES, Maria Zenaide; DAYRELL, Juarez. Ser alguém na vida: um estudo sobre jovens do meio rural e seus projetos de vida. Educ. Pesqui. São Paulo, v. 41, n. 2, p. 375-390, jun. 2015.

ALVES, Maria Zenaide; DAYRELL, Juarez. Juventude rural e escolarização: entre sonhos e frustrações. Rev. Bras. Estud. Pedagógicos, v. 97, n. 247, p. 602-618, 2016.

BRITTO, Néli S.; SILVA, Thaís G. R. Educação do Campo: formação em ciências da natureza e o estudo da realidade. Educação & Realidade, v. 40, n. 3, p. 763-784, 2015.

CARNEIRO, Maria José. Ruralidade: novas identidades em construção. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 11, p. 53-75, 1998.

DAYRELL, Juarez. O jovem como sujeito social. Rev. Bras. Educ., n.24, p.40-52, 2003.

DAYRELL, Juarez. Por uma pedagogia das juventudes: experiências educativas do observatório da juventude da UFMG. Belo Horizonte: Maza, 2016

FREIRE, Paulo Freire. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1984.

FREIRE, Paulo; FOUNDEZ, Antônio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

INOCÊNCIO, Marli Erlan. O PRODECER e a territorialização do capital em Goiás: o projeto de colonização Paineiras. 2002. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Estudos Sócio-Ambientais, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2002.

MARTINS, José de Sousa. Introdução crítica à sociologia rural. São Paulo: Hucitec, 1981.

MARTINS, José de Sousa. A sociedade vista do abismo. São Paulo: Hucitec, 2002.

MATOS, Patrícia Francisca. As tramas do agronegócio nas “terras” do Sudeste Goiano. 2011. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geografia, Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2011.

MOLINA, Mônica Castanha. Expansão das licenciaturas em Educação do Campo: desafios e potencialidades. Educar em Revista, n. 55, p. 145-166, 2015.NOSELLA, Paolo. Origens da Pedagogia da Alternância no Brasil. Vitória: EDUFES, 2012.

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel; LACERDA, Miriam Pires Corrêa de. Culturas Juvenis e Pertencimento Urbano: Mapeando os Fluxos Juvenis na Cidade. Rev. FSA, v. 15, n. 2, p. 110-124, 2018.

SANTOS, Milton. O retorno do território. OSAL: Observatorio Social de América Latina, Año 6, n. 16, 2005.

SPÓSITO, M. P. (Coord.). Estado da Arte sobre juventude na pós-graduação brasileira: educação, ciências sociais e serviço social (1999-2006). São Paulo: Argumentum, 2003.

VEIGA, José Eli da. Cidades imaginárias. O Brasil é menos urbano do que se calcula. Campinas: Autores Associados, 2002.

WEISHEIMER, Nilson. Estudos sobre os jovens rurais do Brasil: mapeando o debate acadêmico. Brasília: Nead/MDA, 2004.

VELHO, Gilberto. Projeto e metamorfose. Antropologia das sociedades complexas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.

VIANA, Maria José. Práticas socializadoras em famílias populares e a longevidade escolar dos filhos. Educação em Revista, v. 28, n. 01, p. 421-440, 2012.

Downloads

Publicado

2023-06-02

Como Citar

Alves, M. Z. (2023). JUVENTUDE RURAL EM UM TERRITÓRIO DE INCERTEZAS: QUESTÕES PARA A EDUCAÇÃO . Linguagens, Educação E Sociedade, 27(54), 37–55. https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.3131

Artigos Semelhantes

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.