PESQUISAS SOBRE INDUÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS: UM MAPA DO DEBATE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.3104

Palavras-chave:

Palavras-chave: Coordenador pedagógico; Indução profissional docente; Professor iniciante; Estado da Questão.

Resumo

Este texto apresenta um mapeamento acerca da inserção profissional e do acompanhamento do professor iniciante pelo coordenador pedagógico, com ênfase nas práticas de indução docente. Essas ações de apoio são apontadas pela literatura como necessárias nos primeiros anos da docência, pois possibilitam o desenvolvimento do iniciante, abrandando os desafios encontrados no seu caminhar inicial. Assim, cabe indagarmos: o que dizem as pesquisas sobre a indução profissional docente e sua relação com o coordenador pedagógico? Com suporte nesse questionamento central, este escrito objetiva analisar as pesquisas recentes sobre as práticas de indução profissional docente na perspectiva de coordenadores pedagógicos. Como procedimento metodológico, utilizamos o Estado da Questão (EQ) para a realização de investigação teórico-qualitativa, de caráter bibliográfico para mapear produções científicas relacionadas à temática, observando diversos aspectos como referencial teórico, metodologias adotadas e resultados das pesquisas a fim de relacionar estudos já produzidos com pesquisas ainda em andamento.  Entre os resultados, destacamos que as pesquisas preocupam-se com os desafios e dificuldades encontrados pelo professor em início de carreira, como também para a apresentação de programas voltados para o acolhimento desse docente, além do papel importante que o coordenador pedagógico ocupa na sua socialização. A análise das produções evidenciou a quase inexistência de trabalhos voltados para a pesquisa sobre indução no Brasil, sobretudo quando associada ao trabalho do coordenador pedagógico.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iris Martins de Souza Castro, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda e Mestra em Educação pelo PPGE/UECE. Professora da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE). Membro do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/CNPq).

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira (UFC), com Estágio Pós-doutoral pela Universidade de Brasília (UNB) na área de currículo, avaliação e desenvolvimento profissional docente. Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vinculada ao Centro de Educação (CED) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Pedagoga (UECE). Líder do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/CNPq). Pesquisadora vinculada ao Grupo de Trabalho (GT 8) Formação de Professores da ANPEd; Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.

Referências

ALARCÃO, Isabel; ROLDÃO, Maria do Céu. Um passo importante no desenvolvimento profissional dos professores: o ano de indução. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 6, n. 11, p. 109-126, ago./dez., 2014. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/108. Acesso em: 02 set. 2021.

ALMEIDA, Leia Raquel de. Gestão pedagógica e acompanhamento docente: entre expectativas, práticas e possibilidades. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão Educacional) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6336694. Acesso em: 15 out. 2021.

AMBROSETTI, Neusa Banhara et al. Formadores de professores: conceito, contextos e perspectivas de atuação em processos de indução à docência. Dossiê: “Formação inserção profissional de professores iniciantes: conceitos e práticas”. Revista Eletrônica de Educação, v. 14, 1-19, jan./dez., 2020. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4263. Acesso em: 25 out. 2021.

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Professores iniciantes: egressos de programas de iniciação à docência. Revista Brasileira de Educação, v. 23, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100280. Acesso em: 18 jul. 2022.

BARBEDO, Isabela Djanira. Programa Residência Pedagógica – UNIFESP: um estudo da inserção profissional à docência. 2018. 145f. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.

BARIONI, Mariana Casemiro. O professor iniciante de FLE: desafios e possibilidades de seu trabalho. 2016. 325f. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo. Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês, São Paulo, 2016. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-13022017-134031/pt-br.php. Acesso em: 18 jul. 2022.

BELL, Judith. Projeto de Pesquisa: guia para pesquisadores iniciantes em Educação, Saúde e Ciências Sociais. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008, p. 89-99.

BOLAM, Ray. et al. The Induction of Newly Qualified Teachers in Schools: where next? British Journal of In-Service Education, Londres, v. 21, n. 3, p. 247-260, 1995. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0305763950210302. Acesso em: 01 nov. 2021.

BONAFÉ, Elisa Moreira. O coordenador pedagógico como formador de professores em grupos heterogêneos: as ações de formação e suas implicações. 2015. 180f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de formadores) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10246. Acesso em: 01 nov. 2021.

BORGES, Fabiana Vigo Azevedo. Os especialistas escolares no trabalho de mentoria: desafios e possibilidades. 2017. 289f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9474?show=full. Acesso em: 11 nov. 2021.

BRANDT, Andressa Graziele; HOBOLD Márcia de Souza. A prática como componente curricular na disciplina pesquisa e processos educativos do curso de pedagogia: um diferencial na relação entre pesquisa, teoria e prática. Educação e Formação. Fortaleza, v. 4, n. 11, p. 142-160 maio/ago. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/319/1146. Acesso em: 01 nov. 2021.

BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2 de 1ºde julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduando e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 01 nov. 2021.

BRASIL. Plano Nacional de Educação – PNE. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em: 01 nov. 2021.

CALIL, Ana Maria Gimenes Corrêa. ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. A formação para professores iniciantes em Sobral/CE. In: EDUCERE - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12, 2015, Curitiba - PR. Anais... Curitiba: Editora Champagnat, 2015. p. 13293-13307. Disponível em: https://pucpr.emnuvens.com.br/dialogoeducacional/article/view/2884/2806. Acesso em: 18 jul. 2022.

CARDOSO, Viviani Dias. Programa de acompanhamento docente no início da carreira: influências na prática pedagógica na percepção de professores de Educação Física. 2016. 190f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2016. Disponível em: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4002. Acesso em: 01 nov. 2021.

CARMO, Leonardo Bezerra do. A atuação do coordenador pedagógico com o professor iniciante/ingressante. 2017. 176f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2017. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/31521. Acesso em: 25 out. 2021.

CONCEIÇÃO, Carla Patrícia Ferreira da. A inserção profissional do egresso do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 2018. 141f. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/21142. Acesso em: 25 out. 2021.

CRUZ, Giseli Barreto da; FARIAS, Isabel Maria Sabino; HOBOLD, Márcia de Souza. Indução profissional e o início do trabalho docente: debates e necessidades. Reveduc: Revista Multilingue do Programa de Pós-graduação em Educação da UFSCar, São Carlos, v. 14, p. 1-15, jan./dez. 2020. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4149. Acesso em: 25 out. 2021.

FREITAS, Rosineide Cristina. Estudo multicasos sobre a socialização profissional de professores de educação física em início de carreira. 2011. 97f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2011. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3785. Acesso em: 25 out. 2021.

GARCÍA, Carlos Marcelo. Investigaciones y experiências - El primer año de enseñanza. Análisis del proceso de socialización de professores principiantes. Revista de Educación, n. 300, p. 225-277, 1993. Disponível em: http://www.educacionyfp.gob.es/dam/jcr:0e2a014c-16f9-4d42-b891-938f61282062/re3001000488-pdf.pdf. Acesso em: 23 out. 2021.

GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de Professores - para uma mudança educativa. Coleção Ciências da Educação. Porto – Portugal: Porto Editora LDA, 1999.

GARCÍA, Carlos Marcelo et al. Indução de professores iniciantes na República Dominicana. O Programa Inductio. Revista Intersaberes, v. 11, n. 23, p. 304-32, maio/ago., 2016. Disponível em: https://uninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/1093/591. Acesso em: 01 nov. 2021.

GUEDES, Luísa Azevedo. O Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II: escritas de formação na área dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2018.162f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://ppge.educacao.ufrj.br/teses2018/tLuizaGuedes.pdf. Acesso em: 23 out. 2021.

HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, Antonio (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Portugal: Porto Editora, p. 31-61, 2013.

MARCELO, Carlos; VAILLANT, Denise. Políticas y programas de inducción em la docência em latinoamerica. Caderno de Pesquisa, São Paulo, nº 166, p. 1224 a 1249, out-dez, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/yHHMMHyY7TnCtkZFGCQrsKP/abstract/?lang=es#. Acesso em: 05 nov. 2021.

LAGOEIRO, Aline de Cássia Damasceno. Trilhando os caminhos do início da docência: concepções sobre o percurso formativo no processo de tornar-se professor. 2019. 298f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11510. Acesso em: 23 out. 2021.

LIMA, Francisco José de. Por que ensino como ensino? Contextos e narrativas da trajetória de um professor formador de professores. Holos, Natal, ano 34, vol. 02, p. 259-275, 2018. DOI: 10.15628/holos.2018.6217. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2927. Acesso em: 01 nov. 2021.

MASSETTO, Débora Cristina. Experiências emocionais e aprendizagens de mentoras no Programa de Formação Online de mentores. 2018. 356f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10143?show=full. Acesso em: 01 nov. 2021.

MELO, Silvana Faria de. Vivências do coordenador pedagógico iniciante no contexto escolar: sentidos e significados mediando a constituição de uma identidade profissional. 2015.188f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais) – Universidade de Taubaté, São Paulo, 2015. http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/941

MENDES, Emanoela Therezinha Bessa; FARIAS, Isabel Maria Sabino; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria. Trabalhando com materiais diversos e exercitando o domínio da leitura: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. In: NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; FARIAS, Isabel Maria Sabino; NUNES, João Batista Carvalho (Orgs.). Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto – Fundamentos da Pesquisa. v. 3. Fortaleza: EdUECE, 2011. p. 25-42.

MIRA, Marilia Marques; ROMANOWSK, Joana Paulin. Processos de inserção profissional docente nas políticas de formação: o que os documentos legais revelam. Acta Scientiarum Education, Maringá, v. 38, n. 3, p. 283-292, 2016. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/27641. Acesso em: 01 nov. 2021.

MIRANDA, Shirley de Cássia Pereira Machado de. O ingresso do professor na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte: os desafios dos anos iniciais. 2013. 172f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/908. Acesso em: 01 nov. 2021.

MOLLICA, Andrea Jamil Paiva. Tornar-se professor da EJA: um estudo priorizando a dimensão afetiva. 2010. 184f. Mestrado (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/15975. Acesso em: 25 nov. 2021.

NÓBREGA-THERRIEN, Sílvia Maria; THERRIEN, Jacques. O estado da questão: aportes teórico-metodológicos e relatos de sua produção em trabalhos científicos. In: FARIAS, Isabel M. S. de; NUNES, João Batista Carvalho; NÓBREGA-THERRIEN, Sílvia Maria (Orgs.). Pesquisa científica para iniciantes: caminhos no labirinto. Fortaleza. EdUECE, 2010. p. 33-51.

NONO, Maévi Anabel. Professores iniciantes: o papel da escola em sua atuação. Porto Alegre, Mediação, 2011.

OLIVEIRA, Elizabete Gaspar. A formação do professor experiente no projeto OBEDUC e os reflexos em suas práticas a partir das percepções dos professores iniciante. 2019. 104f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Programa de Pós-Graduação em Educação, Rondonópolis, 2019. Disponível em: https://ri.ufmt.br/bitstream/1/3132/1/DISS_2019_Elizabete%20Gaspar%20de%20Oliveira.pdf. Acesso em: 25 nov. 2021.

SANTOS, Claudineide Lima Irmã. Professor iniciante aprender a ensinar: sentimentos e emoções no início da docência. 2014. 154f. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/16158. Acesso em: 25 nov. 2021.

SCHNEIDERS, Patrícia Mallmann. Possibilidades de acompanhamento pedagógico de professores iniciantes frente aos desafios do trabalho em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. 2017. 211f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão Educacional) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Rio Grande do Sul, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/13877. Acesso em: 25 nov. 2021.

SILVA, Gabrielle Borba da. Avaliação formativa e autoavaliação docente: contribuições para a qualificação das práticas. 2018. 103f. Dissertação (Mestrado em Gestão Educacional) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional, São Leopoldo, RS, 2018. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7660. Acesso em: 25 out. 2021.

SILVA, Daniella Cristini Fernandes da. O papel do coordenador pedagógico na socialização do professor iniciante na rede municipal de Andradina-SP. 2017. 164f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Paranaíba. Paranaíba, MS, 2017.

SOUSA, Jucyelle da Silva. O professor iniciante, egresso do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e o seu fazer profissional, na escola. 2018. 157f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2018. Disponível em: https://ufpi.br/arquivos_download/arquivos/PPGEd/Disserta%C3%A7%C3%B5es/DISSERTA%C3%87%C3%83O_JUCYELLE_DA_SILVA_SOUSA_-_20.02.201820190107102824.pdf. Acesso em: 23 out. 2021.

TARDELI, Élida Aparecida. Uma proposta de formação em serviço: professores na função de coordenadores pedagógicos na rede pública. 2014. 151f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais) – Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2014. Disponível em: https://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/782. Acesso em: 23 out. 2021.

VAILLANT, Denise. Políticas de inserción a la docencia en America Latina: la deudapendiente. Profesorado. Revista de Curriculum y Formación del Profesorado, Sevilha/ES, v. 13, n. 1, p. 27-41, 2009. Disponível em: https://revistaseug.ugr.es/index.php/profesorado/article/view/20571. Acesso em: 01 nov. 2021.

Downloads

Publicado

2023-09-18

Como Citar

Martins de Souza Castro, I., & Farias, I. M. S. de . (2023). PESQUISAS SOBRE INDUÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS: UM MAPA DO DEBATE. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(55), 1–26. https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.3104

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.