INFÂNCIA E AUTORIDADE EM RELAÇÕES INTERGERACIONAIS: NARRATIVAS DE AVÓS SOBRE A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v26i51.2962Palavras-chave:
nfância. Autoridade. Avós e netos. Relações intergeracionais. EducaçãoResumo
O artigo apresenta um recorte da pesquisa de doutorado e tem como objetivo refletir sobre infância e autoridade em relações intergeracionais. Na metodologia, seguiu-se a abordagem qualitativa, utilizando as técnicas de entrevistas individuais e coletivas por meios digitais (plataforma Zoom e aplicativo WhatsApp). Foram realizadas dez entrevistas individuais com sete avós e três avôs, moradores das cidades do Rio de Janeiro e de Niterói, e uma entrevista coletiva com seis de seus netos crianças. Neste artigo, é enfatizada a perspectiva das/os avós sobre o papel e as diferentes atribuições que têm assumido nas famílias contemporâneas, colocando em questão o papel das/dos avós/avôs na educação das crianças. As narrativas evidenciam a tensão entre dar ou não conselhos, a oposição das/os participantes à ideia de que as avós e os avôs deseducam, e o afeto, a amorosidade, o diálogo e a brincadeira como aspectos valorizados na relação com as crianças. O texto dialoga, principalmente, com a filosofia de Walter Benjamin e a antropologia filosófica de Martin Buber. Além desses teóricos, Hannah Arendt, Myriam Lins de Barros, Françoise Dolto, Manuel Sarmento, entre outras/os, fundamentam essa discussão.
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