ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EJA: TRABALHANDO COM O GÊNERO TEXTUAL CAUSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i50.2896

Palavras-chave:

Alfabetização, letramento, gênero textual causo.

Resumo

O presente artigo tem como principal objetivo propor e analisar o impacto do uso do gênero textual causo, no processo de alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos. Trata-se de pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Esse trabalho foi realizado no ano de 2017, com uma turma de 16 alunos, da classe de alfabetização da EJA, em uma escola municipal do interior do estado de São Paulo. Foram realizados 9 encontros, de 2 horas cada um. Essa experiência permitiu conhecer a subjetividade do aluno jovem, adulto e idoso, e constatar que, embora alfabetização e letramento possuam conceitos diferentes, ambos devem caminhar simultaneamente para atender às exigências do aprendizado. Concluiu-se que o uso de causos facilita o processo de alfabetização na perspectiva do letramento, devido à familiaridade dos alunos com o gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isadora Fonseca de Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Graduada em Licenciatura em Pedagogia (Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG), Mestranda em Educação (Programa de Pós-Graduação em Educação - UEPG), Professora na Educação Básica.

Paola Andressa Scortegagna, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2007), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2010) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2016). Atualmente é professora do Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado) e do Departamento de Pedagogia (Curso de Pedagogia) da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora Formadora do Curso de Pedagogia da UEPG, modalidade EAD.  

Referências

ALBISSÚ, N. As aventuras de Pedro Malasartes. São Paulo: Cortez, 2009. 88 p.

ALBUQUERQUE, E. B. C.; LEAL, T. F. (Org.). A alfabetização de jovens e adultos: em uma perspectiva de letramento. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. 168 p.

ARROYO, M. A educação de jovens e adultos em tempos de exclusão. In: Construção Coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. Brasília: UNESCO, MEC, RAAAB, 2005, p. 221-230.

BARCELOS, V. Educação de Jovens e Adultos: currículo e práticas pedagógicas. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. 142 p.

BELCHIOR, F. Educação de Adultos e Educação Permanente: A realidade Portuguesa. Lisboa: Livros Horizonte, 1990.

BEHROOZNIA, S. e GHABANCHI, Z. The Impact of Brainstorming on Reading Comprehension and Critical Thinking Ability of EFL Learners. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 98, 513– 521, 2014.

BEISIEGEL, C. R. Estado e educação popular. Brasília: Líber Livros, 2004.

BEZERRA; F. A. M.; FARIA, F. E. M.; MACHADO, J. A. F. A Oralidade e a Escrita: Instrumentos na Construção do Saber ao Longo da Vida. Curso de Especialização em Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, Ceará, s/a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/tcc_aoralidade.pdf. Acesso em: 09 set. 2019.

BRASIL. Constituição (1988) Constituição: República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>.Acesso em: 30 nov. 2017.

BRASIL/MEC. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: 20 de dezembro de 1996. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 30 nov. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Proposta Curricular: Educação para jovens e adultos, Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/propostacurricular/primeirosegmento/propostacurricular.pdf. Acesso em: 30 nov. 2017.

BRASIL. Decreto-lei nº 47,251, de 17 de novembro de 1959. Rio de Janeiro, 1959.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 1 de 2000. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília, DF: CNE, 2000a.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE 11/2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília, DF: CNE, 2000b.

CANÁRIO, R. Educação de adultos: um campo e uma problemática. Lisboa: Educa, 1999. 133 p.

CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e letrar: um diálogo entre a teoria e a prática. Petrópolis, RJ: vozes, 2009.

CARVALHO, M. Primeiras letras: Alfabetização de jovens e adultos em espaços populares. 1 ed. São Paulo: Ática, 2010.

CHOTGUIS, J. Andragogia: arte e ciência na aprendizagem do adulto. Disponível em: <http://www.logisticareversa.net.br/uploads/1/6/3/0/1630201/andragogia.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2017.

CYRANKA, L. F. M. Dos dialetos populares à variedade culta: A sociolinguística na escola. Curitiba: Appris, 2011.

DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-41.

FLECHA, R.Educación de las personas adultas: propuestas para losaños noventa. Barcelona: El Roure, 1994.

FERREIRO, E. Com todas as Letras. São Paulo: Cortez, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra S/A, 1997.

GALVÃO, A. M. O; SOARES, L. J. G. História da alfabetização de adultos no Brasil. In: ALBUQUERQUE, E. B. C.; LEAL, T. F. Alfabetização de jovens e adultos em uma perspectiva de letramento. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. p. 27-58.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HADDAD, S.; DI PIERRO, M. C. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, n. 14, mai/jun/jul/ago. 2000, p. 108-194.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios: educação 2018. Brasil, 2019.

JULIÃO, E. F.; BEIRAL, H. J. V.; FERRARI, G. M. As Políticas de Educação de Jovens e Adultos na atualidade como desdobramento da Constituição e da LDB. Revista do Programa de Pós-graduação em Educação, Tubarão / SC, v. 11, n. 19, p.40-57, jan./jun. 2017.

LIMA, M. R. O Convênio Estatístico de 1931 à luz da produção da Diretoria Geral de Estatística de 1907 a 1930. In: 14 Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, UFMG, 2014. Disponível em: file:///C:/Users/HOME/Downloads/Marcos%20Rangel%20de%20Lima%20(3).pdf. Acesso em: 11 out. 2022.

KILIAN, C.; FLÔRES, O. C. Leitura, interpretação e compreensão: Um visão pragmática, 2016.

MACHADO, M. M. A educação de jovens e adultos no Brasil pós-Lei nº 9.394/96: a possibilidade de construir-se como política pública. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 82, p. 17-39, nov., 2009.

MARCUSCHI, B. Escrevendo na escola para a vida. In: Língua portuguesa: ensino fundamental. Brasília: Ministério da educação, secretaria da educação básica. Vol 19. Coleção: Explorando o ensino, 2010.

MARSHALL JUNIOR, Isnard; CIERCO, Agliberto Alves; ROCHA, Alexandre Varanda; Besant, H. The Journey of Brainstorming. Journal of Transformational Innovation, 2 (1), 1 – 7, 2016.

MARTINS, M. H. O que é leitura? 19 ed. São Paulo. Brasiliense, 1994.

MASAGÃO, V. M. Educação para jovens e adultos: ensino fundamental: proposta curricular. São Paulo: MEC, 2001. 239 p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/propostacurricular/primeirosegmento/propostacurricular.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2017.

MOLLICA, M. C.; LEAL, M. Letramento em EJA. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. 128 p.

MONICA, A. Brainstorming: Thinking - Problem Solving Strategy. Er. Manoj Kumar. Int. Journal of Engineering Research and Application, 7 (3), 33-37, 2017. NASCIMENTO, J.

V.; CASTANHO, E. G. O gênero de discurso causo, coisa de caipira, coisa de Minas.

Recorte - UniCor, Três Corações, MG, v. 10, n. 2, p. 1-21, jul./dez. 2013. Disponível em: < http://periodicos.unincor.br/index.php/recorte/article/view/1119/pdf_8>. Acesso em: 04 dez. 2017.

PAIVA, V. P. Histórico da Educação Popular no Brasil. 6 ed. Revista e ampliada. São Paulo: Loyola, 2003.

PIMENTA, V. R.; ANDRADE, V. A. B. O gênero causo: uma abordagem multimodal nas aulas de Língua Portuguesa. In: SIELP, n.1, 2011, Uberlândia. Anais... Uberlândia: EDUFU, 2011. p. 847-858. Disponível em: < http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/06/volume_1_artigo_092.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2017.

PINTO, A. V. Sete lições sobre educação de adultos. 14 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

RAMOS, Jânia M. O espaço da oralidade na sala de aula. São Paulo: Martins fontes, 1997.

RIBEIRO, V. M. Alfabetismo e atitudes. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 1999. 255 p.

ROCHA, R. S.; SOUZA, S. G. Práticas de alfabetização na educação de jovens e adultos. São Paulo: Cortez, 2013. 127 p.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: autêntica, 2001.

SAVIANI, D. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 8 ed., 2003.

SOARES, M. Alfabetização e letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2015.

SOARES, L. O educador de jovens e adultos e sua formação. Educ. isso., Belo Horizonte, n. 47, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s0102-46982008000100005&Ing=&nrm=iso. Acesso em 09 set. 2019.

STEPHANOU; BASTOS (Orgs), 2005, p. 271-272. In: RIBEIRO, Vera Maria Masagão (coord.). Educação de Jovens e Adultos: proposta curricular para o 1º segmento do ensino fundamental. São Paulo/Brasília, 1997, p. 33.

SOUZA, I. F.; SCORTEGAGNA, P. A. Alfabetização, letramento e encantamento na EJA. In: XXVI Encontro Anual de Iniciação Científica; III Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior, UEPG, 2017. Disponível em: https://siseve.apps.uepg.br/storage/eaic2017/13_Isadora_Fonseca_de_Souza-150525844715651.pdf. Acesso em: 11 out. 2022.

TFOUNI, L. V. Letramento e Alfabetização. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

VIEIRA, M. M. F. e ZOUAIN, D. M. Pesquisa qualitativa em administração: teoria e prática. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

TURRA, Clódia Maria Godoy et al. Planejamento de ensino e avaliação. 11. ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, ano 1975.

Vernon, M. D. (1973). Motivação humana. Tradução de L. C. Lucchetti. Petrópolis: Vozes. (trabalho original publicado em 1969).

Downloads

Publicado

2022-10-18

Como Citar

Fonseca de Souza, I. ., & Scortegagna, P. A. . (2022). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EJA: TRABALHANDO COM O GÊNERO TEXTUAL CAUSO. Linguagens, Educação E Sociedade, 26(50), 238–280. https://doi.org/10.26694/rles.v26i50.2896

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.