EDUCAÇÃO SENSÍVEL E DE DIREITO: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DOCENTES NO CAMPO DA EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i51.2557

Palavras-chave:

Educação sensível, EJA, Experiência, Formação docente, Residência Pedagógica

Resumo

Este texto resulta de uma pesquisa-formação que intencionou compreender experiências formativas de licenciandos/as, vivenciadas na Educação de Jovens e Adultos, a partir do Programa Residência Pedagógica, núcleo Pedagogia, da Universidade Federal da Bahia. Com discussão situada no entendimento da EJA como direito e na compreensão da formação docente como complexa e multirreferencial, tensiona concepções limitadas ao saber e ao saber-fazer e propõe ampliação dos itinerários formativos para contemplar, também, o saber-ser. Discorre sobre a construção de uma epistemologia docente fundada nas relações, apresentando eixos significantes engendrados no âmbito do Programa e que balizaram o trabalho pedagógico realizado. Apresenta experiências formativas destacadas pelos/as licenciandos/as como potencializadoras de uma educação sensível e apresenta como resultados o entendimento de que a apropriação simultânea de teorias curriculares, a compreensão da complexidade do fenômeno educativo e a experienciação de dinâmicas que abarcam a indissociabilidade entre o sensível e o inteligível, potencializam uma formação docente relevante para uma prática pedagógica inclusiva e humanizada, essencial aos sujeitos da EJA

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

VERÔNICA ALMEIDA, UFBA

Doutorado em Educação UFBA. Professora Adjunta UFBA, Salvador, Bahia, Brasil.

Andrea Barros Daltro de Castro Costa, Secretaria Municipal de Educação de Salvador (SMED)

 Mestrado em Educação UNEB. Professora SMED-Salvador, Bahia, Brasil

Referências

ALMEIDA, Verônica Domingues. A experiência em experiência: saberes docentes e a formação de professores em exercício. Jundiaí: Paco Editorial, 2012.

ALMEIDA, Verônica Domingues. Poli[AMOR]fia: paisagens da docência. 2017. Tese de Doutorado em Educação - Universidade Federal da Bahia.

ANJOS, Hildete Pereira dos. Pesquisa-formação e história de vida: entretecendo possibilidades em educação inclusiva. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 62, jul.-set. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v20n62/1413-2478-rbedu-20-62-0619.pdf . Acesso em: 5 mai. 2020.

ARAÚJO, Miguel Almir L. de. Os sentidos da sensibilidade: sua fruição no fenômeno do educar. Salvador: EDUFBA, 2008.

ARDOINO, Jacques. Abordagem multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas. In: BARBOSA, J. G. (coord.). Multirreferencialidade nas ciências e na educação. São Carlos: UFSCAR, 1998. p. 24-41.

ARENDT, Hannah. A condição humana. Tradução de Roberto Raposo. 11. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2010.

ARROYO, Miguel. Passageiros da noite do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson (orgs.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.

BORBA, Sérgio da C. Aspectos do conceito de multirreferencialidade nas ciências e nos espaços de formação. In: BARBOSA, J. G. (org.). Reflexões em torno da abordagem multirreferencial. São Carlos: EDUFSCAR, 1998. p. 11-19.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf . Acesso em: 22 mai. 2022.

BRASIL. Resolução nº 1/2021, de 25 de maio de 2021. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Disponível em: https://www.gov.br › media › pdf › DiretrizesEJA. Acesso em: 21 out. 2022.

CANDA, Cilene N.; SOUZA, Leila Damiana A. dos S; SOUZA, Kleber Peixoto de. Experiência e educação estética: sentidos e epifanias de um sarau infantil na Universidade Federal da Bahia. ECCOS Revista Científica (Online), v. 53, p. 1-17, abr. /jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/16705 Acesso em: 24 out. 2022

CAPUCHO, Vera. Educação de jovens e adultos: prática pedagógica e fortalecimento da cidadania. São Paulo: Cortez, 2012.

CRESWELL, John. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.

DIONNE, Hugues. A pesquisa-ação para o desenvolvimento local. Tradução de Michel Thiollent. Brasília: Liber Livro Editora, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, nº 14, mai/jun/jul/ago, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a07.pdf . Acesso em: 31 jul. 2022.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan./fev./mar. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf . Acesso em: 12 mar. 2022

LONGAREZI, Andrea M.; SILVA, Jorge Luiz da. Pesquisa-formação: um olhar para sua constituição conceitual e política. Revista Contrapontos, v. 13, n. 3, p. 214-225, set./dez. 2013. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/4390 . Acesso em: 4 jun. 2022.

MACEDO, Roberto Sidnei. Compreender/mediar a formação: o fundante da educação. Brasília: Liber Livro, 2010.

MACEDO, Roberto Sidnei; NASCIMENTO, Claudio Orlando do; GUERRA, Denise de Moura. Heterogeneidade, experiência e currículo: contrapontos à ideia de Base Comum Nacional e à vontade de exterodeterminação da formação. Revista e-Curriculum, v. 12, n. 3, p.1556-1569, out./dez. 2014. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum . Acesso em: 31 jul. 2022.

MORIN, Edgar; LE MOIGNE, Jean-Louis. A inteligência da complexidade. 3. ed. São Paulo: Petrópolis, 2000.

PAIVA, Jane; HADDAD, Sérgio; SOARES, Leôncio José. Pesquisa em educação de jovens e adultos: memórias e ações na constituição do direito à educação para todos. Revista Brasileira de Educação, v. 24, e240050, 2019.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012 [Coleção Docência em formação/Série Saberes pedagógicos].

PRADA, Luís Eduardo Alvarado; LONGAREZI, Andrea Maturano. Pesquisa-formação de professores nas dissertações, teses: 1999-2008. Revista Pedagógica UNOCHAPECÓ, ano 16, n. 29, vol. 2, jul./dez. 2012. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1456/817 . Acesso em: 6 mai. 2022.

SANTOS, Lucíola Licínio. Paradigmas que orientam a formação docente. In: SOUZA, João Valdir de (org.). Formação de professores para a educação básica: dez anos da LDB. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 235-252.

VEIGA, Ilma Passos. Professor: tecnólogo do ensino ou agente social? In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; AMARAL, Ana Lúcia (orgs.). Formação de professores: políticas e debates. 5. ed. Campinas: Papirus, 2012. p. 61-86.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

ALMEIDA, V., & Barros Daltro de Castro Costa, A. (2022). EDUCAÇÃO SENSÍVEL E DE DIREITO: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DOCENTES NO CAMPO DA EJA. Linguagens, Educação E Sociedade, 26(51), 95–121. https://doi.org/10.26694/rles.v26i51.2557

Artigos Semelhantes

<< < 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.