IDÉIAS E TEMPORALIDADES; A educação e o ensino nas visões do Durkheim e Marx

Autores

  • OLIVETTE RUFINO BORGES PRADO AGUIAR Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

educação, moral social, adaptação, dominação, consciência

Resumo

Este artigo procura refletir sobre os paradigmas educacionais abordados por Durkheim e Marx, a partir da realidade que se materializa no contexto da Revolução Industrial. Tem por objetivo, num primeiro momento, analisar o modelo do consenso defendido por Durkheim. em que a educação caracteriza-se por ser um fenômeno eminentemente social, orientada no sentido da socialização metódica das novas gerações. Num segundo momento retoma a discussão em torno da união trabalho-instrução proposta por Marx, discutindo os diversos fatores que envolvem este processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

OLIVETTE RUFINO BORGES PRADO AGUIAR, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN, Natal 2004.

Referências

GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação – um estudo introdutório. 10. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

GADOTTI, Moacir. Educação e poder – introdução à pedagogia do conflito. São Paulo: Cortez: Autores Associados, t991.

GOMES, Candido Alberto. A educação em perspectiva sociológica. 2. ed. São Paulo: EPU, 1989. (Temas Básicos de Educação e Ensino).

GOMEZ. Carlos Minayo et. al. Trabalho e conhecimento- dilemas na educação do trabalhador. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1995.

MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991 (Biblioteca da Educação, série 1. Escola, v. 5).

MARX, Karl, ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. 2. ed. São Paulo: Moraes, 1992.

______ Ideologia Alemã (Feuerbach). 7. ed. São Paulo: Hucitec, 1989.

MEKSENAS, Paulo. Sociologia da educação: introdução ao estudo da escola no processo de transformação social. 7. ed. São Paulo: Loyola, 1988 (Escola e Participação, 4).

NOGUEIRA, Maria Alice. Educação e saber; produção em Marx e Engels. 2. ed. São Paulo:Cortez, 1993

Downloads

Publicado

2004-06-15

Como Citar

BORGES PRADO AGUIAR, O. R. . (2004). IDÉIAS E TEMPORALIDADES; A educação e o ensino nas visões do Durkheim e Marx. Linguagens, Educação E Sociedade, (10), 56–66. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1590

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)