(COM)PARTILHANDO O SENTIDO DE SER PESQUISADOR-INICIANTE NO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • GEIDA MARIA CAVALCANTI DE SOUSA

Palavras-chave:

pesquisador-iniciant, pedagogia, psicologia humanista, perspectiva fenomenológica

Resumo

Este estudo propõe-se a descrever as situações vividas na sala de aula, revelando modos de ser pesquisador-iniciante, durante o ensino-aprendizagem da disciplina OrientaçãoMonográfica do Curso de Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores de Petrolina, da Universidade de Pernambuco, em 2003. Inspirado na psicologia humanista e numa perspectiva fenomenológica, esse envolveu estudantes, apresentando experiências, vivências, dados coletados, principalmente, através da observação participante, diário de campo e depoimentos escritos. A Abordagem Centrada na Pessoa desencadeia um processo de mudanças internas e externas, levando o pesquisador-iniciante a se perceber enquanto pessoa, investindo na construção e reconstrução de novos saberes, tendo a pesquisa como suporte necessário à formação do professor. Ser pesquisador é conviver com angústias, dores, desejos, sonhos, possibilidades e limites, num processo em que a dimensão afetiva não pode ser negada

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

GEIDA MARIA CAVALCANTI DE SOUSA

Professora da Universidade de Pernambuco Faculdade de Formação de Professores de Petrolina.

Referências

AMATUZI, Mauro Martins. O resgate da fala autêntica: filosofia da psicoterapia da educação. Campinas, SP: Papirus, 1989.

ARRIVABENI, Marcela; ALMEIDA, Mariângela Lima de; AGUIAR, Romilda Nascimento. Abordagem Centrada na Pessoa: contribuições de Carl Rogers para a Educação. In: Pró-discente: Caderno de Produções Acadêmico-científicas do Programa de Pós-Graduação em Educação. v. 8, n. 1-2, p. 125-139, jan./dez. 2002.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Fenomenologia: confrontos e avanços. São Paulo: Cortez,2000.

DEMO, Pedro. Pesquisa – princípio científico e educativo. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1991.

DOXSEY, Jaime Roy. A sala de aula universitária como comunidade de aprendizagem e contexto psicossociológico para mudança. Trabalho apresentado ao “curso avançado na Abordagem Centrada na Pessoa”, Salisópolis, SP, fev. 1985, na terceira etapa do curso; e no seminário de pesquisa em educação, UNICAMP, Campinas, nov. 1985.

ESTEBAN, Teresa e ZACCUR, Edwiges. A pesquisa como eixo de formação docente. In: ______(Org.). Professora-pesquisadora – uma práxis em construção. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 11-24. (Coleção: O sentido da escola)

FINI, Maria Inês. Sobre a Pesquisa Qualitativa em educação, que tem a Fenomenologia como suporte. In.: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; ESPOSITO, Vitória Helena Cunha. Pesquisa qualitativa em educação. Piracicaba, SP: Unimep, 1994. p. 23-33.

FORGHIERI, Yolanda Cintrão. Psicologia Fenomenológica: fundamentos, métodos e pesquisa. São Paulo: Pioneira, 1993.

LÜDKE, Menga. A pesquisa e o professor da escola básica: que pesquisa, que professor? LINHARES, Célia Frazão et al. Ensinar e aprender: sujeitos saberes e pesquisa. 2.ed. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p.101-114.

ROGERS, Carl Ranson. Liberdade para aprender. Belo Horizonte/MG: Interlivros, 1975.

__________. Tornar-se pessoa. Tradução de Manuel José do Carmo Ferreira. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1981.

__________. Um jeito de ser. Tradução de Maria Cristina Machado Kupfer, Heloísa Lebrão, Yone Souza Patto; revisão da tradução de Maria Helena Souza Patto. São Paulo: EPU, 1983.

ROSENBERG, Rachel Lea (Coord.). Vivência acadêmica: o enfoque centrado na pessoa. Cadernos USP, São Paulo, Universidade de São Paulo, v. 2. mar. 1987.

Downloads

Publicado

2004-06-15

Como Citar

CAVALCANTI DE SOUSA, G. M. . (2004). (COM)PARTILHANDO O SENTIDO DE SER PESQUISADOR-INICIANTE NO CURSO DE PEDAGOGIA. Linguagens, Educação E Sociedade, (10), 20–26. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1586

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.