A PSICOPEDAGOGIA E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NATURAIS

Autores

  • ANDRÉ VALDIR ZUNINO

Palavras-chave:

Psicopedagogia, Aprendizagem de Ciências, Avaliação Iluminativa, Vygotsty

Resumo

As dificuldades de aprendizagem são estudadas e investigadas pela Psicopedagogia, novo ramo de compreensão no ambiente escolar, meio de aprendizagem e sistema de ensino. Emprega-se como metodologia da pesquisa a Avaliação Iluminativa para programas inovadores. O ensino e aprendizagem de Ciências Naturais tiveram o seu grande impulso na década de 70 com megaprojetos, os quais priorizavam a formação do cientista, mas que esqueceram a relação com o social e a contextualização. Pesquisas em Química ao nível superior, Ciências ao nível de 8a séries, Ensino fundamental e formação de professores sob uma visão Vigotskiana demonstraram grandes dificuldades de aprendizagem, mas também as soluções, particularmente numa abordagem sócio-interacionista. Sugestões e críticas à compreensão de Ciências são apontadas sob o ponto de vista de especialistas nesta área de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CESÁRIO PEREIRA, Y. C. E ZUNINO, A. V. (orientador). Concepção da relação aprendizagem e desenvolvimento subjacente a prática dos professores em ensino de Ciências no Ensino Fundamental e Magistério. Florianópolis, Dissertação de Mestrado, UFSC, 1996, p. 183.

DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 2. ed. São Paulo: Cortex, 1999.

FACCIN, L. Organizações e a escola: relações e novos desafios. VIRTUS, Tubarão, v. 2, n.1, p.183-198, jul. 2002.

HENTZ, P. O nascimento e a consolidação do direito de todos à escolarização no ocidente.VIRTUS, Tubarão, v. 2, n. 1, p. 75-92, jul. 2002.

MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio: Bertrand,2002.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São. Paulo: Cortez, 2003.

PARLETT, M. e HAMILTON, D. Avaliação iluminativa: uma nova abordagem de programasinovadores. S. Paulo: EPU, 1982.

RAUEN, J. F. Roteiros de investigação científica. Tubarão: UNISUL, 2002

SILVERSTEIN, T. Una concepción desarrolladora de la motivación y el aprendizaje de las Ciencias. Cuba: IPLAC, 2002.

TAMBOSI, E. Limites como fundamento da personalidade e da disciplina. VIRTUS, Tubarão, v. 2, n. 1, p. 267-280, jul. 2002.

TRIVELATO, S. L. F. Ciências, Tecnologia e Sociedade: mudanças curriculares e formação de professores. (Tese de Doutorado). São Paulo: Faculdade de Educação, USP, 1993.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Moraes, 1983.

ZUNINO, A.V. An Illuminative investigation into the effectiveness of chemistry practical courses. (Tese de Doutorado). Norwich, U. K. 1984.

Downloads

Publicado

2004-06-15

Como Citar

VALDIR ZUNINO, A. . (2004). A PSICOPEDAGOGIA E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NATURAIS. Linguagens, Educação E Sociedade, (10), 10–19. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1585

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.