EXPERIÊNCIAS VIVENCIAIS DE VELHOS KALUNGA COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR

Autores

  • MARIA DE JESUS E SILVA Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Tradição, modernidade, experiências vivenciais, conhecimentos de fora

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo em comunidades do Sítio Histórico Kalunga do norte de Goiás. O objetivo geral é apreendermos as vivências de velhos Kalunga com a educação escolar no contexto de modernização que ali se configura. Colhemos histórias de vida e depoimentos de cinco pessoas entre 60 e 70 anos, cujos sentidos foram desvelados através do método fenomenológico. Dão-nos a conhecer as suas experiências em meio a dois posicionamentos divergentes: a posição modernizante dos “mais novos” e a preservacionista de instâncias científicas e políticas. A educação, neste contexto, é vista como facilitadora do diálogo com a modernidade em oposição a uma educação como espaço de preservação da tradição, pois entendem que esta é vivida cotidianamente. Necessitam dos “conhecimentos de fora” para manterem o espaço de autonomia e de liberdade construído durante toda a vida e, atualmente, reivindicada nas suas relações internas e externas.

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Biografia do Autor

MARIA DE JESUS E SILVA, Universidade Federal de Minas Gerais

Membro do NEPPED- Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação/. Professora do Instituto de Ensino Superior Múltiplo Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2004-12-15

Como Citar

SILVA, M. D. J. E. (2004). EXPERIÊNCIAS VIVENCIAIS DE VELHOS KALUNGA COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR. Linguagens, Educação E Sociedade, (11), 65–75. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1583

Edição

Seção

Artigos